Autoestima de artista

Autores

  • Leonardo Simões Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13943067

Palavras-chave:

Carolina Maria de Jesus, Augusto Boal, Teatro do Oprimido, Luzia Rosa

Resumo

Carolina Maria de Jesus subverteu a ordem comum às mulheres negras brasileiras e faveladas: se tornou uma escritora publicada e conhecida, e sua vida ainda influencia artistas até hoje. Luzia Rosa é uma dessas influenciadas. Atriz, preta, ela encenou o espetáculo Canto e Cena de Carolina Maria de Jesus. Luzia liderou todos os processos de produção da peça. A confluência entre esse fato e a vida de Carolina acontece nas teorias de Augusto Boal em O arco-íris do desejo. A proposta desse texto, portanto, é enxergar o fazer artístico com outros olhos, como um mecanismo de viver maior do que as situações adversas.

Biografia do Autor

  • Leonardo Simões, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Aluno do Mestrado do PPGEAHC – Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Referências

BERKELEY, George (1685-1753). Só filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2023. Disponível em: http://www.filosofia.com.br/bio_popup.php?id=64. Acesso em: 27 ago. 2023.

BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

BOAL, Augusto. O arco-íris do desejo: o método Boal de teatro e terapia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

BOAL, Augusto. O arco-íris do desejo: método Boal de teatro de terapia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

BOAL, Augusto. Hamlet e o filho do padeiro. Rio de Janeiro: Record, 2000.

BOAL, Augusto. Entre a vida e o teatro. Disponível em http://augustoboal.com.br/wp-content/uploads/2020/02/Entre-o-teatro-e-a-vida.pdf. Acesso em: 25 ago. 2023.

BORTOLINI, Neide das Graças de Souza; OLIVEIRA, Douglas Henrique de. Interlocuções entre la multiplicación dramática - Eduardo Pavlovsky - e O arco-íris do desejo - Augusto Boal. Revista Cena, Porto Alegre, n. 34, p. 185-195, maio/ago. 2021. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/cena. Acesso em: 20 jan. 2024.

FERRAZ, Renata Barboza; TAVARES, Hermano; ZILBERMAN, Monica L. Felicidade: uma revisão. Revista de Psiquiatria Clínica, v. 34, n. 5, p. 234-242, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-60832007000500005

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994. (Série Temas, v. 36)

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10. ed. São Paulo: Ática, 2014a.

ORTEGA Y GASSET, José. Meditações do Quixote. São Paulo: Iberoamericana, 1967.

RIOS, João Tadeu de Oliveira. Formação em teatro-fórum: recepção, intervenção e autonomia do espect-ator; [Cilene Canda]. Repertório, [S. l.], p. 130–134, 2013. DOI: 10.9771/r.v0i0.8734. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/8734. Acesso em: 29 jan. 2024.

SOARES, Luiz Cláudio Cajaíba. Espectador: contemplar ou ser contemplado? Portal ABRACE, 2010. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3293. Acesso em: 27 jan. 2024.

Downloads

Publicado

2024-05-21

Edição

Seção

Ensaios