A lição reformista
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13942992Palavras-chave:
Ilustração, Dramaturgia do século XVIII, Carlo Goldoni, Leandro Fernández de MoratínResumo
O trabalho apresenta o dramaturgo italiano Carlo Goldoni (1707-1793) e o dramaturgo espanhol Leandro Fernández de Moratín (1760-1828) no contexto das reformas teatrais ilustradas de seus respectivos países e por eles lideradas. Iniciadas a partir de um diagnóstico negativo da tradição seiscentista, as reformas encontraram no pensamento da ilustração o fundamento para uma revisão dos cânones dramatúrgicos. Para tanto, situamos e analisamos alguns textos de Goldoni e Moratín que revelam as bases de seu pensamento reformista. Por fim, aproximamos duas peças dos autores: O teatro cômico, de Goldoni, e La comedia nueva, de Moratín. Ambas foram apresentadas como peças-prólogos, indicando seu substrato metalinguístico, pois nelas aparecem o diagnóstico da situação do teatro em seus respectivos países, além da defesa de um novo tipo de teatro guiado pelas ideias do reformismo ilustrado, apregoando a centralidade da dramaturgia. A análise dos textos permite apontar aproximações e diferenças entre as ideias teatrais dos autores à luz do ideário reformista ilustrado que compartilharam.
Referências
Fontes
DE VEGA, Lope. Arte nuevo de hacer comédias. Madrid: Cátedra, 2009.
FERNÁNDEZ DE MORATÍN, Leandro. Adiciones a los teatros de Itália. In: FERNÁNDEZ DE MORATÍN, Leandro. Obras póstumas, t. II. Madrid: Rivadeneyra, 1867a. p. 23-51.
FERNÁNDEZ DE MORATÍN, Leandro. Carta VI a Don Eugenio de Llaguno y Amírola. In: FERNÁNDEZ DE MORATÍN, Leandro. Obras póstumas. Madrid: Imprenta Rivadeneyra, 1867b. p. 93-96.
FERNÁNDEZ DE MORATÍN, Leandro. Viaje de Itália. In: FERNÁNDEZ DE MORATÍN, Leandro. Obras póstumas, t. II. Madrid: Rivadeneyra, 1867c. p. 278-587.
FERNÁNDEZ DE MORATÍN, Leandro. Prólogo. In: FERNÁNDEZ DE MORATÍN, Leandro. La comedia nueva o el café, Madrid: Librería de Quiroga, 1800. p. 1-3.
FERNÁNDEZ DE MORATÍN, Leandro. La Comedia Nueva y El sí de las niñas. México, DF: Prisma, 1997.
GOLDONI, Carlo. O autor, aos que leem. Prólogo a A dona da pousada. Tradução de Ruggero Jacobbi. In: GOLDONI, Carlo. Comédias de Goldoni. Organização: Alessandra Vanucci. São Paulo: Perspectiva, 2020a. p. 229-231.
GOLDONI, Carlo. O autor, aos que leem. Prólogo a Bafafá. Tradução de Alessandra Vanucci. In: GOLDONI, Carlo. Comédias de Goldoni. Organização: Alessandra Vanucci. São Paulo: Perspectiva, 2020b. p. 303-307.
GOLDONI, Carlo. O autor, aos que leem. Prólogo a Café. Tradução de Alessandra Vanucci. In: GOLDONI, Carlo. Comédias de Goldoni. Organização: Alessandra Vanucci. São Paulo: Perspectiva, 2020c. p. 119-120.
GOLDONI, Carlo. O teatro cômico. Tradução de Roberta Barni. In: GOLDONI, Carlo. Comédias de Goldoni. Organização: Alessandra Vanucci. São Paulo: Perspectiva, 2020d. p. 67-118.
LUZÁN, Ignacio. La poética. Madrid: Cátedra, 2008.
MADRAMANY Y CARBONELL, Juan Bautista. El arte poética de Nicolas Boileau Despréaux traducida en verso francés al castellano. Valencia: Joseph y Tomas de Orga, 1788.
Bibliografia
ANDIOC, René. El Teatro nuevo español, ¿antiespañol?. Dieciocho: Hispanic enlightenment, v. 22, n. 2, p. 351-371, 1999.
ANDIOC, René. Teatro y sociedad en el Madrid del siglo XVIII. Valencia: Fundación Juan March y Editorial Castalia, 1976.
ANES, Gonzalo. El Antiguo Régimen: Los Borbones. Madrid: Alianza Editorial/ Alfaguarra, 1979.
BARNI, Roberta. Introdução. In: SACALA, Flaminio. A loucura de Isabella e outras comédias da Commedia Dell’Arte. Organização, tradução e notas: Roberta Barni. São Paulo: Iluminuras/FAPESP, 2003. p. 15-50.
BARNI, Roberta. O teatro cômico: uma poética em ação. In: GOLDONI, Carlo. Comédias de Goldoni. Organização: Alessandra Vanucci. São Paulo: Perspectiva, 2020. p. 433-443.
BETTINELLI, Saverio. Del risorgimento d’Italia negli studi, nelle arti, e ne’ costumi dopo il mille. Bassano: Remondini di Venezia, 1775.
BOLUFER, Mónica. Estilos emocionales del siglo XVIII. In: IGLESIAS RODRÍGUEZ, Juan José et al. Comercio y cultura en la Edad Moderna. Comunicaciones de la XIII Reunión científica de la Fundación Española de Historia Moderna. Sevilla: Universidad de Sevilla, 2015. p. 2055-2066.
CALDERONE, Antonietta; PAGA, Victor. Carlo Goldoni: la comedia y el drama jocoso. In: LAFARGA, Francisco (Org.). El teatro europeo en la España del siglo XVIII. Barcelona: edicions Universität de Lleida, 1997. p. 139-193.
CONTRERAS ELVIRA, Ana. La literatura emblemática en la comedia de magia del siglo XVIII. Los emblemas escénicos de El Mágico de Salerno, Pedro Vayalarde,de Juan Salvo y Vela. Abaton. Revista de figuración, representación e imágenes de la arquitectura, v. 1, p. 93–104, 2023.
COTARELO Y MORI, Emilio. Bibliografía de las controversias sobre la licitud del teatro en España. Madrid: Revista de Archivos, Bibliotecas y Museos, 1904.
DE MATOS, Franklin. A poética do quadro (sobre O filho natural de Diderot). In: DE MATOS, Franklin. O filósofo e o comediante. Ensaios sobre literatura e filosofia na ilustração. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001. p. 48-65.
DIDEROT, Denis. Entretiens sur le fils naturel. In: DIDEROT, Denis. Oeuvres esthétiques. Paris: Garnier, Frères, 1968. p. 71-175.
GARCÍA SANTO-TOMÁS, Enrique. Introducción. In: DE VEGA, Lope. Arte nuevo de hacer comédias. Madrid: Cátedra, 2009. p. 9-127.
GARCÍA GARROSA, María Jesús. La retórica de las lágrimas. La comedia sentimental española, 1751-1802. Valladolid: Universidad de Valladolid, 1990.
GUIMERÁ, Agustín. Introducción. In: GUIMERÁ, Agustín. El reformismo borbónico: una visión interdisciplinar. Madrid: Alianza Editorial, 1996. p. 9-36.
MARQUES DE AZEVEDO, Ricardo. Antigos modernos: estudos das doutrinas arquitetônicas nos séculos XVII e XVIII. São Paulo: FAUUSP, 2015.
MOMBELLI, Davide. La polémica hispano-italiana. Madri: Verbo, 2021.
MUSSI, Aurelio. Assolutismo, riforme, rivoluzione. In: MALATO, Enrico (Org.). Storia della letteratura italiana. volume IV. Il Settecento. Roma: Salerno Editrice, 1998. p. 5-43.
STUSSI, Alfredo. Goldoni e l’ambiente veneziano. In: MALATO, Enrico (Org.). Storia della letteratura italiana. volume IV. Il Settecento. Roma: Salerno Editrice, 1998. p. 877-933.
VANUCCI, Alessandra. Prefácio: O autor, aos que leem. In: GOLDONI, Carlo. Comédias de Goldoni. Organização: Alessandra Vanucci. São Paulo: Perspectiva, 2020. p. 17-54.
VENTURI, Franco. Utopía y reforma en la ilustración. Tradução: Hugo Salas. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2014.