PROJETO NEA², UM ESTUDO DE CASO DE GESTÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12744454Palavras-chave:
Microrganismos eficazes, Vermicompostagem, Educação ambiental, Práticas agroecológicasResumo
A destinação e reciclagem dos resíduos sólidos orgânicos são uns dos grandes desafios ambientais contemporâneos. O presente artigo trata de estudo de caso sobre o Projeto de Extensão NEA², o qual abordou a gestão de resíduos orgânicos e a educação ambiental realizada no Instituto Federal do Paraná, Campus Foz do Iguaçu, nos anos de 2019 e 2020, e buscou promover a sustentabilidade, visando reduzir e reciclar os resíduos orgânicos produzidos na instituição e disseminar essas práticas para a comunidade externa. Também envolveu a utilização de técnicas como a compostagem e a vermicompostagem, bem como a realização de minicursos, oficinas e produção de materiais educativos. Apesar dos desafios enfrentados, como a pandemia de COVID-19, o projeto alcançou resultados positivos, sensibilizando a comunidade sobre a destinação correta dos resíduos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável local e regional. Porém, após seu encerramento e a não continuidade das atividades desenvolvidas devido ao afastamento da coordenadora, percebe-se que a sensibilização dos estudantes, especialmente os ingressantes a partir do ano de 2021, ficou prejudicada, havendo necessidade de continuação dessas ações no IFPR, para que as mesmas sejam replicadas nas residências das pessoas e em outras instituições de ensino, em todos os níveis de formação.