A INFLUÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DA REDE BÁSICA DE ENSINO EM ATIVIDADES DE MONITORIA JUNTO À UNIVERSIDADE
Palavras-chave:
Ensino de ciências. Monitoria. Aulas diferenciadas. Alunos- monitores.Resumo
Diante da realidade das escolas brasileiras caracterizada por alunos desestimulados, com baixo desempenho em atividades educacionais, trazer esses alunos para dentro da universidade para aulas diferenciadas e fazer destes alunos-monitores nesse espaço para atuar na também na sua escola pode ser uma alternativa que promova integração entre escolas e universidades, melhoria no aprendizado de ciências utilizando-se da estrutura de laboratórios da universidade para aulas com alunos do ensino fundamental já que infelizmente a maioria das escolas não dispõe da tal estrutura. Nesse sentido a formação de alunos-monitores que possam aprender técnicas no laboratório e que possam estar depois atuando em sala de aula ajudando os professores na
promoção de aulas diferenciadas, atuando como um facilitador no processo de ensino aprendizagem, despertando o interesse dos colegas para que também desejem atuar como monitor e também trazer os alunos para dentro da universidade estimulando sua vontade de estudar, para que um dia eles estejam naquele ou em qualquer outro campus ou universidade não como visitante, mas como estudantes universitários foram alguns dos objetivos tratados neste trabalho.