MUSEU ITINERANTE DE ANATOMIA ANIMAL DA UNIVASF: POPULARIZAÇÃO DAS CIÈNCIAS ANATÔMICAS ATRAVÉS DE AÇÕES JUNTO À COMUNIDADE [resumo]

Autores

  • Marcelo Domingues de Faria
  • Felipe Silva Nepomuceno
  • Patrícia Rodrigues Correia
  • Italo Barbosa Lemos Lopes

Palavras-chave:

Museu Itinerante, Anatomia animal, Popularização da ciência.

Resumo

1. INTRODUÇÃO
O Museu Itinerante de Anatomia Animal (MIIA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) surgiu para que estudantes do ensino médio e a População em geral pudessem ter conhecimento básico acerca das ciências anatômicas, bem como desmitificar o ensino superior.
2. OBJETIVOS
O objetivo do presente trabalho foi conduzir o acervo ao público, popularizando as ciências anatômicas.
3. METODOLOGIA
Atualmente, o MIAA/Univasf conta com acervo de mais de 400 peças anatômicas, composto por osteotecnicas, taxidermias, criodesidratações e peças devidamente formolizadas ou encrustadas em resina, confeccionadas no Laboratório de Anatomia dos Animas Domésticos e Silvestres, localizado no Campus de Ciências Agrárias da Univasf. Mediante convite, o acervo é conduzido à escolas e eventos para exposição.
4. RESULTADOS
Desde sua fundação, o projeto já beneficiou mais de 138.000 pessoas da região do sub-médio do Vale do São Francisco, além de outras localidades, como Catitu, Jacobina e Morro do Chapéu (BA), Recife (PE).
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
No decorrer de sua existência, o MIIA/Univasf vem fornecendo conhecimento sobre anatomia básica e despertando, na população, o interesse pela ciência.

Downloads

Publicado

2019-10-11

Edição

Seção

Relatos de Experiência