O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE: INTEGRANDO UNIVERSIDADE E CRIANÇAS DE COMUNIDADES RIBEIRINHAS E RURAIS

Autores

  • Rosane Silvia Davoglio
  • Artur Alves da Silva
  • Thiago Alves de Castro
  • Jéssica de Carvalho Santos
  • Larissa Rocha de Oliveira Simões
  • Ketlen Milena Moreira Duarte
  • Acássio dos Santos Amorim Viana
  • Thaise de Araújo Rocha
  • Bruna Naiara de Carvalho Mattos
  • Rogério Manoel Lemes de Campos

Palavras-chave:

Promoção da saúde. Educação em saúde. Lúdico. Extensão.

Resumo

As intervenções lúdicas na educação em saúde devem ser abrangentes, visando tanto a aprendizagem quanto a mudança ou adoção de comportamentos que possam elevar a qualidade de vida. Este trabalho tem por objetivo descrever o processo de construção e o desenvolvimento de ações de promoção de saúde voltadas às crianças de comunidades ribeirinhas e rurais do Vale do São Francisco, relatando a realização de atividades lúdicas e destacando a importância do relacionamento dos discentes com esse público. As ações foram desenvolvidas com crianças na faixa etária de 4 a 12 anos e consistiram em atividades artísticas, uso de revistas e outros materiais educativos, exibição de filmes, plantio de árvores, oficinas de reciclagem, criação de brinquedos, além de brincadeiras folclóricas típicas da região. Percebeu-se um aumento progressivo de adesão das crianças, que passaram a envolver-se cada vez mais com o projeto, estabelecendo um vínculo muito forte com os discentes. A adesão das crianças ao projeto serviu também para aumentar o vínculo e a participação dos seus pais. As possibilidades de interação que a extensão suscita na aproximação com a comunidade contribuem para formação de profissionais mais conscientes e engajados com as questões sociais.

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Publicado

2019-10-11

Edição

Seção

Relatos de Experiência