O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE: INTEGRANDO UNIVERSIDADE E CRIANÇAS DE COMUNIDADES RIBEIRINHAS E RURAIS
Palavras-chave:
Promoção da saúde. Educação em saúde. Lúdico. Extensão.Resumo
As intervenções lúdicas na educação em saúde devem ser abrangentes, visando tanto a aprendizagem quanto a mudança ou adoção de comportamentos que possam elevar a qualidade de vida. Este trabalho tem por objetivo descrever o processo de construção e o desenvolvimento de ações de promoção de saúde voltadas às crianças de comunidades ribeirinhas e rurais do Vale do São Francisco, relatando a realização de atividades lúdicas e destacando a importância do relacionamento dos discentes com esse público. As ações foram desenvolvidas com crianças na faixa etária de 4 a 12 anos e consistiram em atividades artísticas, uso de revistas e outros materiais educativos, exibição de filmes, plantio de árvores, oficinas de reciclagem, criação de brinquedos, além de brincadeiras folclóricas típicas da região. Percebeu-se um aumento progressivo de adesão das crianças, que passaram a envolver-se cada vez mais com o projeto, estabelecendo um vínculo muito forte com os discentes. A adesão das crianças ao projeto serviu também para aumentar o vínculo e a participação dos seus pais. As possibilidades de interação que a extensão suscita na aproximação com a comunidade contribuem para formação de profissionais mais conscientes e engajados com as questões sociais.