PROPOSTA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UTILIZANDO INDICADOR NATURAL DE pH OBTIDO A PARTIR DA BIODIVERSIDADE DA REGIÃO DA SERRA DA CAPIVARA

Autores

  • Maria das Graças Cleophas Porto
  • Ludmylla Ribeiro dos Santos

Palavras-chave:

Experimentos. Indicador natural de pH. Química.

Resumo

É bastante notório a necessidade de incluir metodologias que despertem a curiosidade do aluno no ensino de ciências, em especial no Ensino de Química, tendo em vista as suas particularidades. Se discute bastante as contribuições que a experimentação em aulas de Química acarretam no processo de ensino aprendizagem do aluno. Assim, visando a desmitificação de uma dessa ciência, levando para perto dos alunos experimentos sobre a Química, onde estes possam ser atrelados ao uso da ludicidade, isso diminui a distância entre teoria e prática em um contexto educacional, favorece meios para melhorar o aprendizado dos alunos. Partindo desses pressupostos, este trabalho visa fazer uma análise em algumas amostras de plantas da biodiversidade da região da Serra da Capivara, que poderão ser usadas como indicador natural de pH. Portanto, a ideia deste trabalho é contextualizar o Ensino de Química em sala de aula, aplicando nas escolas de São Raimundo Nonato e de Anísio de Abreu (PI), algumas atividades experimentais que utilizam indicadores naturais de pH relacionando-os a diversos assuntos de Química, tais como funções inorgânicas. Equilíbrio, reações, etc. Demonstrando também a sua importância em promover a interdisciplinaridade, além de atrelar o processo experimental com o cotidiano do aluno.

Downloads

Publicado

2019-10-11

Edição

Seção

Relatos de Experiência