"SAÚDE E EDUCAÇÃO: O USO DE METODOLOGIAS LÚDICAS NO ENSINO E NA PROMOÇÃO DA SAÚDE"

Autores

  • Gabriela Lemos de Azevedo Maia
  • Maria Gabriela Silva Mourato
  • Braz José do Nascimento Júnior
  • Ícaro Gustavo Costa Cardoso Silva
  • Isabella Cristina Barbosa de Andrade
  • Josiane Oliveira Barbosa
  • Mara Ribeiro de Souza
  • Raissa de Lima Reis
  • Raysa Loiola Peixinho
  • Wagner Damasceno Sousa

Palavras-chave:

Aprendizagem, Interinstitucional, Ensino, Lúdico

Resumo

Com esse projeto de extensão, foi-se utilizado técnicas de artes cênicas, literatura popular e músicas educacionais, aplicadas ao desenvolver das disciplinas de Morfologia, Fisiologia e Fitoterapia, que contribuem para o ensino-aprendizagem de forma lúdica e estimulante aos alunos, onde a aprendizagem ocorre através da ação e da relação com a vida de cada indivíduo. Esse trabalho surge como uma estratégia diferente da tradicional, privilegiando a vivência que envolve o pensamento, o sentimento, a ação, tendo resultados que podem permanecer com os alunos por um grande tempo, pois o mundo contemporâneo exige mais agilidade, criatividade, rapidez de pensamento, discurso persuasivo e adequação de estilo, o que impõe à escola algo novo: levar o aluno a apropriar-se dos escritos para agir na vida. A interação feita com outras instituições de ensino da região tem grande importância no desenvolvimento do aprendizado desses educandos, pois, entende-se a importância do diálogo e da parceria interinstitucional na boa formação acadêmica, competentes profissionalmente, mas também com uma olhar abrangente, comparativo e reflexivo da sociedade.

Downloads

Publicado

2019-10-11

Edição

Seção

Relatos de Experiência