UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NOS PROCESSOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL (ATER): FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS

Autores

  • Cristiane Moraes Marinho
  • Helder Ribeiro Freitas

Palavras-chave:

ATER; Participação; Metodologias Participativas.

Resumo

Este artigo discute a utilização de Metodologias Participativas nos processos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), com o objetivo de favorecer a compreensão conceitual da ATER, da participação e dos instrumentos metodológicos que promovem, na ação extensionista, a construção de processos dialógicos de construção de conhecimentos e de promoção da autonomia por parte de sujeitos e grupos envolvidos. Observa-se que, como preceito legal, estabelecido na Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, as metodologias que promovam a participação cidadã devem ser construídas considerando suas fi nalidades, as situações e os contextos locais. Neste sentido, apresentam-se aqui algumas, entre tantas metodologias que podem auxiliar nos processos de diagnóstico, de tomada de consciência crítica, de planejamento, de monitoramento e de avaliação.

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Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

Artigos