CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO PIBID GEOETNOGRÁFICO PELA VIA DO AGIR COMUNICATIVO

Autores

  • Rosalvo Nobre Carneiro Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Agir comunicativo, Jurgen Habermas, Formação inicial, Geografia

Resumo

O primeiro e o segundo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência não contemplam a construção da identidade docente. A formação inicial como meta do Pibid pode se revelar promissora mediante a tomada de consciência desta constatação, não somente, mas também se necessita a confluência de aportes teóricos e abordagens metodológicas coerentes. Neste sentido, objetiva-se demonstrar a construção da identidade docente nas experiências formativas no Subprojeto de Geografia do Campus Avançado de Pau dos Ferros, RN, a partir da consideração da teoria do agir comunicativo e da metodologia geoetnográfica. Este método se desenvolve em etapas que seguem da imaginação (O lá – o imaginado e o “O aqui lá” - falando dos de lá), passando pela vivência (“O chegar lá” - o primeiro olhar e “O estar lá” - o vivido, o sentido e o colhido) e finalizam com as análises e as contribuições (“O voltar de lá” - as experiências observadas e “O Eu aqui” - as contribuições, reflexões e a Geoetnografia). Esta proposta foi adaptada por nós para o espaço escolar. Desse modo, indica-se como resultados, que as reconstruções de imagens, percepções, saberes e autorrepresentações são constituídas mediante processos de reconstrução racionais durante o processo formativo. Além disso, verificou-se que as ações comunicativas de base intersubjetiva promotoras de entendimentos se revelaram propicias à construção da identidade docente dos pibidianos e das pibidianas. O método adotado, por sua vez, ao permitir conectar esta atitude performativa com o mundo da vida escolar, valorizou a dimensão do mundo subjetivo de cada aluno e aluna. Por fim, a identidade docente deve anteceder e seguir durante toda a formação inicial.

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Publicado

2020-12-24

Edição

Seção

Dossiê Temático - Pibid: contribuições e desafios à formação de professores - II

Como Citar

CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO PIBID GEOETNOGRÁFICO PELA VIA DO AGIR COMUNICATIVO. (2020). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(23), 337-373. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1281

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