A dramaturgia contemporânea
Caranguejo overdrive, de Pedro Kosovski
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13685049Palavras-chave:
Drama atual, Configurações em Caranguejo overdrive, Tempo paralelo , ImpersonagemResumo
Este artigo apresenta breves considerações a respeito da dramaturgia contemporânea através do seu diálogo com o passado e com outros gêneros literários. Como modelo desta abordagem, analisou-se a obra Caranguejo overdrive, de Pedro Kosovski, na qual foram destacados dois elementos fundamentais: a) o tempo como uma força motriz que veicula o Homem e suas ações; b) o processo da decomposição ou descaracterização de personagem sofrido no campo artístico a partir da virada do século XX aos nossos dias, como meio para representar um sujeito esfacelado em meio aos problemas de um mundo caótico de hoje.
Referências
ABREU, Luís Alberto de. A personagem contemporânea: uma hipótese. Sala Preta, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 61-67, jun. 2001.
BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Editora Ática, 1985.
FERNANDES, Silvia. Apontamentos sobre o texto teatral contemporâneo. São Paulo: Sala Preta, 2001.
KOSOVSKI, Pedro. Caranguejo overdrive. Rio de Janeiro: Cobogó, 2016.
PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia. A construção do personagem. São Paulo: Editora Ática, 1989.
SARRAZAC, Jean-Pierre. O futuro do drama: escritas dramáticas contemporâneas. Trad. de Alexandra Moreira da Silva. Porto (Portugal): Campo das Letras, 1998. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5170223/mod_resource/content/1/O%20FUTURO%20DO%20DRAMA.pdf. Acesso em: 05 jan. 2024.
SARRAZAC, Jean-Pierre. Poética do drama moderno: de Ibsen a Koltès. Trad. Jacó Guinsburg, Sônia Azevedo, Newton Cunha. São Paulo: Perspectiva, 2012