A dramaturgia contemporânea

Caranguejo overdrive, de Pedro Kosovski

Autores

  • Antonio N'Runca FALE/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13685049

Palavras-chave:

Drama atual, Configurações em Caranguejo overdrive, Tempo paralelo , Impersonagem

Resumo

Este artigo apresenta breves considerações a respeito da dramaturgia contemporânea através do seu diálogo com o passado e com outros gêneros literários. Como modelo desta abordagem, analisou-se a obra Caranguejo overdrive, de Pedro Kosovski, na qual foram destacados dois elementos fundamentais: a) o tempo como uma força motriz que veicula o Homem e suas ações; b) o processo da decomposição ou descaracterização de personagem sofrido no campo artístico a partir da virada do século XX aos nossos dias, como meio para representar um sujeito esfacelado em meio aos problemas de um mundo caótico de hoje.

 

Referências

ABREU, Luís Alberto de. A personagem contemporânea: uma hipótese. Sala Preta, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 61-67, jun. 2001.

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Editora Ática, 1985.

FERNANDES, Silvia. Apontamentos sobre o texto teatral contemporâneo. São Paulo: Sala Preta, 2001.

KOSOVSKI, Pedro. Caranguejo overdrive. Rio de Janeiro: Cobogó, 2016.

PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia. A construção do personagem. São Paulo: Editora Ática, 1989.

SARRAZAC, Jean-Pierre. O futuro do drama: escritas dramáticas contemporâneas. Trad. de Alexandra Moreira da Silva. Porto (Portugal): Campo das Letras, 1998. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5170223/mod_resource/content/1/O%20FUTURO%20DO%20DRAMA.pdf. Acesso em: 05 jan. 2024.

SARRAZAC, Jean-Pierre. Poética do drama moderno: de Ibsen a Koltès. Trad. Jacó Guinsburg, Sônia Azevedo, Newton Cunha. São Paulo: Perspectiva, 2012

Publicado

2024-05-14

Edição

Secção

Artigos