O uso de linguagem de prestígio em Um bonde chamado Desejo, de Tennessee Williams

Autores

  • Stuart D. Noel Georgia State University
  • Jonathan Renan da Silva Souza (tradução) USP - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13743764

Palavras-chave:

Literatura do Sul estadunidense, Teatro e dramaturgia estadunidense, Sintaxe da língua inglesa

Resumo

O artigo discute a utilização da linguagem de prestígio na peça Um bonde chamado Desejo, de Tennessee Williams. O autor explora a personagem Blanche DuBois, que utiliza uma linguagem pretensiosa e melodramática para projetar uma imagem de classe alta e ocultar sua verdadeira natureza. Blanche personifica a decadência pessoal e artística que permeia a obra de Williams. A linguagem de prestígio é caracterizada por ser formal e associada a contextos sociais de prestígio. Blanche utiliza essa linguagem para criar uma imagem refinada e superior, contrastando com sua deterioração emocional e mental. O artigo também discute a relação entre Blanche e a realidade, sua busca por ilusões e sua luta para manter uma imagem que não condiz com sua verdadeira natureza. Através da análise da personagem e das técnicas narrativas de Williams, o artigo revela o tema recorrente de arte e decadência presente em sua obra.

Biografia do Autor

  • Stuart D. Noel, Georgia State University

    Professor de Inglês e Cinema na Georgia State University em Atlanta, Georgia. Tem lecionado tanto nos Estados Unidos quanto no exterior como especialista em Tennessee Williams e Truman Capote. Fundou e preside a Truman Capote Literary Society. Em 2018 recebeu o Scholar’s Award no Tributo a Tennessee Williams em Columbus, Mississípi, cidade natal de Tennessee Williams.

  • Jonathan Renan da Silva Souza (tradução), USP - Universidade de São Paulo

    Doutorando no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (DLM/FFLCH/USP) e Visiting PhD Student na Royal Holloway University of London (2023/2024). Dedica-se a estudar o teatro britânico moderno com ênfase no período pós-guerra e, em sua tese, estuda a obra dos dramaturgos John Osborne, Caryl Churchill e John McGrath.

Referências

ABBOTT, Anthony S. The vital lie - Reality and illusion in modern drama. Tuscaloosa: The University of Alabama Press, 1989.

ADLER, Thomas P. Mirror on the stage. West Lafayette: Purdue University Press, 1987.

BIGSBY, Christopher W. E. A critical introduction to twentieth-century American drama. Nova Iorque: Press Syndicate of the University of Cambridge, 1984.

CLURMAN, Harold. The divine pastime: theatre essays. Nova Iorque: MacMillan, 1974.

COHN, Ruby. Dialogue in American drama. Bloomington: Indiana University Press, 1971.

FINEGAN, Edward. On the linguistic forms of prestige—Snobs and slobs using English. In: BOARDMAN, Philip C. (Ed.). The legacy of language—A tribute to Charlton Laird. Reno: University of Nevada Press, 1987.

GORDON, Elizabeth. Sex, speech, and stereotypes: why women use prestige speech forms more than men. Language in Society, v. 26, n. 1, p. 47-63, 1997.

HAFLEY, James. Abstraction and order in the language of Tennessee Williams. In: THARPE, Jac (Ed.). Tennessee Williams: a tribute. Jackson: University Press of Mississippi, 1977.

PHILLIPS, Susan U.; STEELE, Susan Steele; TANZ, Christine (Ed.). Language, gender, and sex in comparative perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

RYAN, Ellen Bouchard. Why do low-prestige language varieties persist? In: GILES, Howard; ST. CLAIR, ROBERT N. (Ed.). Language and Social Psychology. Baltimore: University Park Press, 1979.

SPOTO, Donald. The kindness of strangers - The life of Tennessee Williams. Boston: Little, Brown & Company Limited. 1985.

VOGEL, Dan. The three masks of American tragedy. Baton Rouge: Louisiana State Press, 1974.

WILHELMI, Nancy O. The language of power and powerlessness—Verbal combat in the plays of Tennessee Williams. In: GOLDIN, Cynthia (Ed.). The text & beyond: essays in literary linguistics. Tuscaloosa: University of Alabama, 1994.

WILLIAMS, Tennessee. A streetcar named Desire. The Theatre of Tennessee Williams. v. 1. Nova Iorque: New Directions, 1971.

WOOLFRAM, Walt; SCHILLING-ESTES, Natalie. American English. Madden: Blackwell Publishers, 1998.

Obras consultadas

BAUGH, Albert C.; CABLE, Thomas. A history of the English language. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2002.

BERGER, Charles R.; BURGOON (Ed.). Communication and social influence processes. East Lansing: Michigan State University Press, 1995.

SVALASTOGA, Kaare. Prestige, class and mobility. Nova Iorque: Arno Press, 1979.

Downloads

Publicado

2024-09-17