Com Amor, SK

Authors

  • Carlos Adriano de Lima Santana Escola Superior de Artes Célia Helena

Keywords:

Representação da violência, Era Thatcher, Dramaturgia inglesa na década de 1990

Abstract

O presente ensaio aborda as obras dramáticas Blasted, Cleansed e 4.48 Psychosis da dramaturga inglesa Sarah Kane (1971-1999), lançando um olhar para além da violência crua contida em seus textos mediante a apresentação do contexto histórico e social da era Margareth Thatcher e influência dessa conjuntura sobre os escritores ingleses que formaram o movimento estético in-yer-face, no qual Sarah Kane estava inserida. Como resultado, discute-se o triângulo sádico Tinker, Thatcher, Bolsonaro como uma condensação de aspectos que mostram a crueldade das autoridades retratada no personagem Tinker e como a geração que cresceu sob os olhares da Dama de Ferro adoeceu em razão das políticas que exacerbaram o poder do capital.

References

ADDISON, Stephen; CROFT, Adrian. Margaret Thatcher mudou o rosto da Grã-Bretanha: ex-primeira-ministra, figura crucial na política britânica do século 20, morreu aos 87 anos após sofrer um derrame. 2013. Disponível em: https://exame.com/mundo/margaret-thatcher-mudou-o-rosto-da-gra-bretanha/. Acesso em: 04 maio 2021.

ARAÚJO, Rummenigge Medeiros de. A tanatopoética de Sarah Kane: escritos para morte. 2016. 298 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Curso de Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22679. Acesso em: 22 maio 2021.

ARBEX JUNIOR, José. A guerra e o espetáculo da cobertura. 2003. Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/primeiras-edicoes/a-guerra-e-o-espetculo-da-cobertura/. Acesso em: 04 maio 2021.

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online], n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003.

CAMPOS, Fabiano Fleury de Souza. As formas do consumo no teatro político de Mark Ravenhill. 2014. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Curso de Letras, Letras Modernas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

CANÇADO, Maura Lopes. Hospício é Deus - Diário I. Rio de Janeiro: Círculo do Livro, 1991.

CASTRO, Fernando Gastal de; ZANELLI, José Carlos. Síndrome de burnout e projeto de ser. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, [s. l.], v. 10, n. 2, p. 17-33, 2007. DOI: 10.11606/issn.1981-0490.v10i2p17-33. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpst/article/view/25798. Acesso em: 22 maio. 2021.

CHAVES, Anna Cecília Santos. Transtornos da preferência sexual: descrição e aspectos controversos do DSM-5. 2014. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/53690/transtornos-da-preferencia-sexual-descricao-e-aspectos-controversos-do-dsm-5. Acesso em: 12 abr. 2021.

"CHEGA de mimimi", diz Bolsonaro após novo recorde de mortes. 2021. Disponível em: https://p.dw.com/p/3qEAk. Acesso em: 11 abr. 2021.

CORONAVÍRUS: 'país de maricas' e outras 8 frases de Bolsonaro sobre pandemia que matou 162 mil pessoas no Brasil. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54902608. Acesso em: 25 maio 2021.

KANE, Sarah. Complete plays. London: Methuen Drana, 2019.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Tradução de: Cristina Antunes. Belo Horizonte: Grupo Autêntica, 2014.

LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G. H. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2015. Recurso digital.

LISPECTOR, Clarice. Uma aprendizagem ou o Livro dos prazeres. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2013. Recurso digital.

NEILSON, Anthony. Don't be so boring: theatre is irrelevant to most of the population; audiences have been drifting away for decades. what is to be done? playwright anthony neilson has a suggestion. 2007. Disponível em: https://www.theguardian.com/theguardian/2007/mar/21/features11.g2. Acesso em: 11 abr. 2021.

ROSENFELD, A. O teatro épico. São Paulo: Editora Perspectiva, 1985.

SAUNDERS, Graham. About Kane: the playwright & the work. London: Faber & Faber, 2009.

SAUNDERS, Graham. "Love me or kill me": Sarah Kane and the theatre of extremes. Manchester: Manchester University Press, 2016.

SIERZ, Aleks. In-Yer-Face Theater: British Drama Today. London: Faber & Faber, 2001.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880 – 1950). São Paulo: Cosac Naify, 2011

TRIGO, Telma Ramos; TENG, Chei Tung; HALLAK, Jaime Eduardo Cecílio. Burnout syndrome and psychiatric disorders. Archives of Clinical Psychiatry, [S. l.], v. 34, n. 5, p. 223-233, 2007. DOI: 10.1590/S0101-60832007000500004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/17089. Acesso em: 22 may. 2021.

VEIGA, Edison. "Depressão é sofrimento compatível com o neoliberalismo": Entrevista com o psicanalista e professor da USP Christian Dunker. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/depress%C3%A3o-%C3%A9-sofrimento-compat%C3%ADvel-com-o-neoliberalismo/a-56653922. Acesso em: 12 abr. 2021.

VICKERY, Tim. Tim Vickery: Thatcherismo abriu as portas da barbárie, que não fecharam até hoje. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/blog-tim-vickery-43296195. Acesso em: 12 abr. 2021.

Published

2021-07-17

Issue

Section

Ensaios