Volúpia, de Guilhermina Rocha
“um tema tão ousado” na dramaturgia de autoria de mulheres na Belle Époque Tropical
Keywords:
História do teatro brasileiro, História da dramaturgia brasileira, Dramaturgia feminina brasileiraAbstract
Apresentação da peça Volúpia, de Guilhermina Rocha, com contextualização sobre a autora e sua peça, seguida do texto dramatúrgico especialmente editado para a Dramaturgia em foco.
References
ALMEIDA, Júlia Lopes de. A herança. Rio de Janeiro: Rodrigues, 1909.
ALMEIDA, Júlia Lopes de. Quem não perdoa. In: ALMEIDA, Júlia Lopes de. Teatro (Quem não perdoa, Doidos de amor, Nos jardins de Saul). Porto: Renascença Portuguesa, 1917, p. 5-108.
ANDRADE, Mário de. Música, doce música. São Paulo: Livraria Martins, 1963.
ANDRADE, Valéria. Dramaturgas-mater do teatro brasileiro: Maria Angélica Ribeiro e Josefina Álvares de Azevedo, um percurso formativo em duas gerações. In: Laboratório de Teorias e Práticas Feministas – UFRJ (org.). Para uma história feminista da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2023.
ANDRADE, Valéria. Josefina Álvares de Azevedo, migrante-nômade em movimento pelos direitos das mulheres no século XIX. In: Josefina Álvares de Azevedo, 1851-1913. Estudo, antologia e bibliografia Valéria Andrade. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal: CLEPUL-Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias: CIC.NOVA-Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais. (Estudos. Senhoras do Almanaque), 2021. p. 17-132. (Estudos).
ANDRADE, Valéria. Irmãs no sangue, rivais (nem sempre) no amor: a solidariedade anunciada em Os sete Gatinhos. Graphos, João Pessoa, v. 9, n. 1, p. 159-165, jan.-jul., 2007.
ANDRADE [Souto-Maior], Valéria. Guilhermina Rocha. In: MUZART, Zahidé Lupinacci (Org.). Escritoras brasileiras do século XIX: antologia. Apresentação Nádia Battela Gotlib. Introdução Zahidé Lupinacci Muzart. Florianópolis: Mulheres; Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004, v. II, p. 1075-1103.
ANDRADE [Souto-Maior], Valéria. Entre/linhas e máscaras. A formação da dramaturgia de autoria feminina no Brasil do século XIX. 2001. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2001.
ANDRADE [Souto-Maior], Valéria. Índice de dramaturgas brasileiras do século XIX. Florianópolis: Mulheres, 1996, p. 33-34.
ANDRADE, Valéria. Notas para um estudo sobre compositoras da música popular brasileira – século XIX. Travessia (Mulheres – Século), Florianópolis, n. 23, p. 236-252, 1991. Disponível em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/travessia/issue/view/1565. Acesso em: 11 out. 2023.
AZEVEDO, Josefina Álvares de. O voto feminino. In: AZEVEDO, Josefina Álvares de. A mulher moderna: trabalhos de propaganda. Apresentação e notas Maria Helena de Almeida Freitas, Mônica Almeida Rizzo Soares; introdução à coleção Ilana Trombka; posfácio e cronologia Valéria Andrade. 3. ed. rev. e aum. Brasília: Senado Federal, 2021. (Coleção Escritoras do Brasil; v. 1).
BESSE, Susan K. Crimes passionais: a campanha contra os assassinatos de mulheres no Brasil: 1910-1940. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 9, n. 18, p. 181-97, ago./set. 1989. (A mulher no espaço público).
CAMPOS, Maria de Fátima H. Nair de Teffé: artista do lápis e do riso. Curitiba: Appris, 2016.
CORRÊA, Mariza. Os crimes da paixão. São Paulo: Brasiliense, 1981.
COSTA, Rachel de Hollanda. E por falar de flores e espinhos... uma linguagem de amor e sedução. In: SIQUEIRA, Elizabeth Santos et al. Um discurso feminino possível. Pioneiras da imprensa em Pernambuco (1830-1910). Recife: UFPE, 1995, p. 109-122.
DINIZ, Edinha. Chiquinha Gonzaga: uma história de vida. São Paulo: Zahar/IMS, 2009.
FANINI, Michele Asmar. A (in)visibilidade de um legado: seleta de textos dramatúrgicos inéditos de Júlia Lopes de Almeida. Prefácio de Maria de Lourdes Eleutério. São Paulo: Intermeios; Fapesp, 2016.
NEEDELL, Jeffrey D. Belle Époque tropical. Sociedade e cultura de elite no Rio de Janeiro na virada do século. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p. 46, 55-58.
PAIXÃO, Múcio da. Guilhermina apresentada ao Arthur pelo Bilac. In: PAIXÃO, Múcio da. Espirito alheio. Episodios e anecdotas de gente de theatro. São Paulo: C. Teixeira, 1916, p. 59-60.
PASCHOALOTTO, Ivanete; SIMILI, Ivana. Nair de Teffé: Uma narrativa biográfica para as mulheres dos séculos XIX e XX. Diálogos & Saberes, Mandaguari, 2011.
REIS, Ângela de Castro. Cinira Polônio, a divette carioca: estudo da imagem pública e do trabalho de uma atriz no teatro brasileiro da virada do século. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
ROCHA, Guilhermina. Volúpia – Drama em três atos. Dramaturgia em foco, Petrolina-PE, v. 7, n. 1, p. 171-217, 2023.
VASCONCELLOS, Eliane. “Não as matem”. In: XAVIER, Elódia (Org.). Anais do VI Seminário Nacional Mulher e Literatura. Rio de Janeiro: NIELM; UFRJ, 1996, p. 200-207.
VASCONCELLOS, Eliane (Org.). Carmen Dolores: crônicas, 1905-1910. Rio de Janeiro: Arquivo Público do Estado, 1998.
Bibliografia de Guilhermina Rocha
Volúpia. Drama em 3 atos. Rio de Janeiro: Pimenta de Mello, 1914.
Quarto separado. Comédia de Pierre Weber. Tradução. [Representada no Teatro Recreio Dramático, RJ, 1915].
O dominó negro. Episódio dramático, ato único. Rio de Janeiro: Pimenta de Mello, 1916a. [Encenada no Teatro Recreio Dramático, RJ, 1916].
A ressaca. Cenas de Copacabana. Ato único. Rio de Janeiro: Pimenta de Mello, 1916b.
Caradura. Fantasia musical. [Encenada no Teatro São José, RJ, 1918].
O Perereca. Revista. [Encenada no Teatro São José, RJ, 1921].