O verdadeiro Camino Real

apontamentos sobre Tennessee Williams, Elia Kazan e Dramaturgia

Authors

  • Dante Passarelli Universidade de São Paulo

Keywords:

Processo de escrita, História estadunidense, Imperialismo, Teatro e política, Writing process, American history, Imperialism, Theater and politics

Abstract

O presente artigo pretende elucidar apontamentos de análise acerca do processo de escrita e realização da peça Camino Real, de Tennessee Williams, particularmente em relação a Elia Kazan, diretor da montagem original e parceiro frequente de Williams na época. Além disso, através de uma breve análise, é objetivo apontar características formais e temáticas que sinalizam a contemporaneidade da peça, setenta anos após sua estreia.

Abstract

This article sets out to analyze Tennessee Williams’ play Camino Real regarding its writing and production process, and specifically related to director Elia Kazan, who was also a frequently collaborator with Williams. Also, its aim is to point out formal features as well as subject matters which indicate its relevancy seventy years after it debuted.

Author Biography

  • Dante Passarelli, Universidade de São Paulo

    Mestrando no Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), mesma instituição pela qual se formou Bacharel em Letras - Português/Inglês. Cursou um semestre de intercâmbio na Universität zu Köln, em Colônia na Alemanha (2018). Possui formação técnica de ator pelo Instituto de Arte e Ciência (Indac, 2018), também passando pelo Centro de Pesquisa Teatral (CPT), coordenado por Antunes Filho. Fez parte da 12º turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. Desenvolveu pesquisa de iniciação científica com Bolsa FFLCH sobre o tema "Teatro Pós 11 de setembro". Fundou em 2019 o grupo Manás Laboratório de Dramaturgia, onde escreve, atua e dirige. Também é membro da Companhia Barco, cujo trabalho é focado em processos colaborativos. Foi indicado a Melhor Elenco no Prêmio Aplauso Brasil (2S/2017) por Hamlet-Ex-Máquina (2017-2018). Inicialmente graduado em Publicidade (2014), escreveu o livro Marketing e Comunicação na Produção Teatral (Giostri, 2017). Ganhou quatro prêmios de atuação, três no Festival SESI de Teatro Estudantil (2010, 2012 e 2013) e um no FETUSC, em 2010. Principais áreas de atualção: teatro, dramaturgia e história, e produção cultural.

References

ANDERSON, Perry. American foreign policy and its thinkers. Londres; New York: Verso, 2015.

BALAKIAN, Jan. Camino Real: Williams’ allegory about the fifties. In: ROUDANÉ, Matthew C. (Org.) The Cambridge companion to Tennessee Williams. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

BALL, David. Para trás e para frente: um guia para leitura de peças teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1989.

BENTLEY, Eric; RICH, Frank. (Org.) Thirty years of treason: excerpts from hearings before the House Committee on Un-American Activities, 1938-1968. United States Congress. New York: Viking Press 1971. Disponível em: https://www.laweekly.com/statement-of-elia-kazan. Acesso em 20 jul. 2023.

BERTHOLD, Margot. História mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2011. p. 228-233.

BETTI, Maria Sílvia. Alegoria política e representação em Camino Real. In: CHAIA, Miguel (Org.) Arte e política. São Paulo: Programa de estudos pós-graduados em ciências, 2007.

BYRNE, Malcolm. CIA admits it was behind Iran’s coup. Foreign Policy. 19 de agosto de 2013. Disponível em: https://foreignpolicy.com/2013/08/19/cia-admits-it-was-behind-irans-coup. Acesso em: 15 jul. 2023.

CALTA, Louis. Williams to take lower royalties. New York Times, 25 de dezembro de 1952. Disponível em: https://timesmachine.nytimes.com/timesmachine/1952/12/25/84382068.html?pageNumber=34. Acesso em 04 jul. 2023.

CIA admits 1953 Iranian coup it backed was undemocratic. The Guardian, 13 de outubro de 2023. Disponível em: https://www.theguardian.com/us-news/2023/oct/13/cia-1953-iran-coup-undemocratic-argo. Acesso em: 15 nov. 2023.

CIMENT, Michael. Kazan on Kazan. London: Secker and Warburg, 1974.

CLURMAN, Harold. The fervent years. Boston: Da Capo Press, 1983

DEVLIN, Albert J. (Org.). Conversations with Tennessee Williams. Jackson, MS; London: University Press of Mississipi, 1986.

FLORES, Fulvio Torres. Da Depressão às raízes do macartismo: representação de questões sócio-históricas em American Blues, de Tennessee Williams. 323 f. 2013. Tese (Doutorado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanasa, Universidade de São Paulo, Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-15052013-093207/pt- br.php. Acesso em: 10 abr. 2021.

KARNAL, Leandro. A formação da nação. In: KARNAL, Leandro; PURDY, Sean; FERNANDES, Luiz Estevam; MORAIS, Marcus Vinícius de. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007. p. 23-97.

JONES, David Richard. Great directors at work. Berkeley: University of California Press, 1986.

KAZAN, Elia. The selected letters of Elia Kazan. Organized by Albert J. Devlin. New York: Alfred A. Kopf, edição Kindle, 2014.

LAHR, John. Tennessee Williams: mad pilgrimage of the flesh. New York: W. W.

Norton and Company Inc., 2014.

MURPHY, Brenda. Tennessee Williams and Elia Kazan: A collaboration in the theatre. Cambridge: University Press, 1992.

MURPHY, Brenda. The theater of Tennessee Williams. New York: Bloomsbury, 2014.

NARDINI, Louis Raphael. No man's land: a history of El Camino Real. Nova Orleans: Pelican Publishing, 1961.

NONE WITHOUT SIN: Elia Kazan, Arthur Miller and the blacklist. Direção: Michael Epstein. Documentário. Estados Unidos: PBS. 2003 (116 minutos).

PALLER, Michael. A playwright with a social conscience. In: WILLIAMS, Tennessee. Camino Real. New York: New Directions, 2008.

PARKER, Brian. A developmental stemma for drafts and revisions of Tennessee Williams’s “Camino Real”. Modern Drama, University of Toronto Press, v. 39, n. 2, p. 331-341, Summer 1996. Disponível em: https://doi.org/10.1353/mdr.1996.0070. Acesso em: 20 abr. 2021.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Trad. J. Guisburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2015.

PURDY, Sean. O século americano. In: KARNAL, Leandro; PURDY, Sean; FERNANDES, Luiz Estevam; MORAIS, Marcus Vinícius de. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007. p. 173-275.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno [1880-1950]. São Paulo: Cosac Naify, 2001.

WILLIAMS, Tennessee. Camino Real. New York: New Directions, 2008a.

WILLIAMS, Tennessee. Memoirs. New York: New Directions, edição Kindle, 1975.

WILLIAMS, Tennessee. Notebooks. New Haven: Yale University Press, 2006.

WILLIAMS, Tennessee. Production Notes. In: WILLIAMS, Tennessee. The Glass Menagerie. New York: New Directions, 1999. xix-xxii.

WILLIAMS, Tennessee. Ten Blocks on the Camino Real. In: WILLIAMS, Tennessee. Camino Real. New York: New Directions, 2008b. p. 113-155.

WILLIAMS, Tennessee. The selected letters of Tennessee Williams. Volume 2: 1945- 1957. Albert J. Devlin; Nancy M. Tischler (Org.). New York: New Directions, 2004.

WILLIAMS, Tennessee. Stairs to the roof. New York: New Directions, 2000

ZANIOLO, Bruno Gavranic. On the waterfront: o Método de interpretação realista como um campo de disputa em Hollywood durante o Macartismo. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. doi:10.11606/D.8.2021.tde-23062021-203103. Acesso em: 05 jul. 2023.

Published

2023-12-28

Issue

Section

Artigos