Brecht e Stanislavski

divergências formais e confluências estéticas

Authors

  • Luiz Paixão Lima Borges

Keywords:

Brecht, Stanislavski, Teatro, Teoria da Interpretação

Abstract

Tendo como referência a dialética aproximação e distanciamento, o presente trabalho apresenta uma discussão em torno dos processos estético-teatrais do dramaturgo e encenador alemão Bertolt Brecht (1898-1956) e do encenador russo-soviético Constantin Stanislavski (1863-1938). Considerando suas divergências formais, pretende-se demonstrar que no âmbito estético existe uma grande confluência no que diz respeito a uma concepção de teatro que busca compreender e discutir as contradições sociais representadas cenicamente. Brecht e Stanislavski acreditavam num teatro condicionado historicamente e capaz de se efetivar como experiência coletiva comprometida em estabelecer um profundo diálogo com a sociedade.

References

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética – a teoria do romance. 6 ed. Equipe de tradução (do russo): Aurora Fornoni Bernardini, José Pereira Junior, Augusto Góes Júnior, Helena Spryndis Nazário, Homero Freitas de Andrade. São Paulo: Hucitec, 2010.

BRECHT, Bertolt. Escritos sobre teatro - volume. 3. Selección: Jorge Hacker. Trad. Nélida Mendilaharzu de Machain. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 1970.

BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Trad. Fiama Pais Brandão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.

BRECHT, Bertolt. Poemas – 1913-1956. 6 ed. Seleção e tradução Paulo Cesar de Souza. São Paulo: Editora 34, 2006.

BRECHT, Bertolt. Teatro dialético. Trad. Luiz Carlos Maciel. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

KUSNET, Eugênio. Ator e método. Rio de Janeiro: MEC/SNT, 1975.

PEIXOTO, Fernando. Brecht: vida e obra. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

POSADA, Francisco. Lukács, Brecht e a situação atual do realismo socialista. Trad. A. Veiga Fialho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.

STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. 3 ed. Trad. Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.

STANISLAVSKI, Constantin. El trabajo del actor sobre su papel. Traducción Salomón Merener. Buenos Aires: Editorial Quetzal, 1977.

STANISLAVSKI, Konstantin. O trabalho do ator: diário de um aluno. Trad. Vitória Costa. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

ZOLA, Emile. O romance experimental e o naturalismo no teatro. Trad. Ítalo Caroni; Célia Berretini. São Paulo: Perspectiva, 1979.

Published

2019-01-27