A Verticalização do Cinema pelas Produtoras

uma análise de Free and Easy e O Processo dos Três Vinténs

Authors

  • Carolina Fiori Godoy

Keywords:

Buster Keaton, Bertolt Brecht, Produtoras, Indústria Cinematográfica, Mercadoria

Abstract

O presente artigo tem como objetivo estabelecer uma análise comparativa entre o trabalho de Buster Keaton e de Bertolt Brecht quando ambos aceitaram trabalhar com grandes produtoras de cinema no início da década de 1930. Para tanto, teremos como foco duas obras: o filme Free and easy (1930), primeiro trabalho de Buster Keaton em um filme falado e produzido pela MGM, e O processo dos três vinténs, documento escrito por Brecht narrando sua experiência ao firmar um contrato com a produtora Nero Filmes para fazer um filme baseado em sua Ópera dos três vinténs. Em nosso estudo, estabelecemos um diálogo entre o contexto histórico em que cada filme foi produzido e as relações de trabalhos presentes no set de filmagem com a forma e o conteúdo dos filmes, baseando-nos sobretudo nas teorias apresentadas por Anatol Rosenfeld e nos escritos do próprio Brecht.

References

ALEXANDROV, G. V.; EISENSTEIN, S. M.; PUDOVKIN, V. I. Declaração sobre o futuro do cinema sonoro. In: EISENSTEIN, S. M. A forma do filme. Trad. Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Zahar, 2002. p. 225-227.

BRECHT, B. On the discussion about sound film. In: ______. Bertolt Brecht on film and radio. Trad. Marc Silberman. London: Methuen Publishing Ltd, 2003. p. 144-145.

BRECHT, B. The threepenny lawsuit. In: ______. Bertolt Brecht on film and radio. Trad. Marc Silberman. London: Methuen Publishing Ltd, 2003. p. 147-199.

COSTA I. C. Brecht no cativeiro das forças produtivas. In: CEVASCO, Maria Elisa; OHATA, Milton (Org.). Um crítico na periferia do capitalismo: reflexões sobre a obra de Roberto Schwarz. (Org). São Paulo: Cia das Letras, 2007. p. 187-199.

KEATON, B.; SAMUELS, C. My wonderful world of slapstick. New York: Da Capo Press, 1982.

KERR, W. The transition, after and just before: a self-conscious Chaplin. In: ______. The silent clowns. New York: Alfred A. Knopf, Inc., 1975. p. 336-343.

MEADE, M. Buster Keaton: cut to the chase, a biography. New York: HarperCollins Publishers, Inc., 1995.

ROSENFELD, A. O cinema de 1914 a 1929: evolução econômica. In: ______. Cinema: arte e indústria. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 2013. p. 109-121.

ROSENFELD, A. Cinema: arte e indústria. In: ______. Cinema: arte e indústria. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 2013. p. 33-48.

ROSENFELD, A. A ópera dos três vinténs. In: ______. Brecht e o teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2012. p. 120-127.

SEDGWICK, Edward. Free and easy. United States: Metro-Goldwyn-Mayer Pictures, 1930. 1 DVD (92 min), son., preto e branco.

SWEENEY, K. W. Buster Keaton interviews. Mississipi: University Press of Mississipi, 2007.

Published

2019-02-11