O papel do artista, a figuração da classe trabalhadora e a capitulação da luta política em Saint Oscar (1989) de Terry Eagleton
Palabras clave:
Teatro Britânico Moderno, Terry Eagleton, Oscar Wilde, Edward Bond, Bertolt BrechtResumen
Este artigo propõe-se a analisar a peça de Terry Eagleton Saint Oscar (1989). Para tanto, empreende-se inicialmente uma breve contextualização da obra literária de Terry Eagleton. Em seguida procede-se a uma análise de viés comparativo com a peça Bingo (1973) do dramaturgo britânico Edward Bond e com a peça Mãe Coragem e Seus Filhos (1939) do dramaturgo alemão Bertolt Brecht. Por fim, analisa-se a forma dramatúrgica de Saint Oscar, de cunho épico, com a qual se tematiza a luta da classe trabalhadora. Conclui-se que Terry Eagleton, expandindo o debate sobre Oscar Wilde, em geral restrito às questões de identidade irlandesa e homossexual, aborda, dentre outros, o papel do artista em relação à realidade material das pessoas e a capitulação da luta política no capitalismo contemporâneo.
Referencias
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