Dramaturgia de ocasião
Estratégias de popularização de princípios e elementos dramatúrgicos tradicionais
Palabras clave:
Dramaturgia, Processo criativo, Teatro-empresa, Teatro-escolaResumen
O presente artigo tem por objetivo apresentar considerações sobre as condições de produção e as estratégias metodológicas utilizadas na criação de textos dramatúrgicos com diferentes características no contexto de funcionamento da CazAzul Teatro Escola enquanto produtora cultural na cidade de Vitória da Conquista, Bahia, entre os anos de 2016 e 2020, listando, a partir de duas obras específicas, elementos e práticas passíveis de serem facilmente reproduzidas por outros artistas e por arte-educadores em contextos de raro acesso às teorias do drama, ampliando o potencial estético e comunicacional de suas obras. As análises dos elementos da produção dramatúrgica estruturam-se a partir dos apontamentos da “Poética” de Aristóteles, de Martin Esslin em “Uma Anatomia do Drama” e, finalmente, em “As Estratégias do Drama” de Cleise Mendes.
Referencias
ARISTÓTELES. Poética. Tradução Eudoro de Sousa. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1994.
ESSLIN, Martin. Anatomia do Drama. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
MENDES, Cleise Furtado. As estratégias do drama. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1995.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
SOUSA, Eudoro de. Prefácio, introdução, comentários e apêndices. In: ARISTÓTELES. Poética. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1994. p. 81-101.