De Roberto Succo a Roberto Zucco
a criação dramatúrgica a partir do fait divers
Palabras clave:
Dramaturgia, Gênese dramatúrgica, Bernard-Marie Koltès, Roberto Zucco, Fait diversResumen
Este artigo investiga a gênese de Roberto Zucco (1988), texto dramático escrito por Bernard-Marie Koltès. Para a sua criação, o dramaturgo partiu de um fait divers: o assassino italiano Roberto Succo, que aterrorizou a França no final de 1980. Após breve apresentação sobre o autor, são tecidas considerações acerca de Roberto Zucco, em relação ao enredo, composição e estrutura. Na sequência, o foco recai especificamente sobre o tema em análise. Parte-se da inspiração e processo de escrita do texto, verifica-se pontos de aproximação entre a obra dramática e os fatos reais, mostrando quais elementos do percurso de Succo aparecem no percurso de Zucco. Por fim, o artigo lança algumas propostas de leitura sobre a polêmica escolha do criminoso como inspiração para a obra. Entre os referenciais teóricos, destacam-se Koltès (1999), Fernandes (2009), Maïsetti (2018), Sarrazac (2017), Benhamou (1996), Faerber (2006), Patrice (2008) e Ubersfeld (1999).
Referencias
BARTHES, Roland. Structure du fait divers, Essais critiques. Paris: Seuil, 1966.
BENHAMOU, Anne-Françoise. Territoires de l’œuvre. Théâtre Aujourd’hui: Koltès, combats avec la scène, Paris: CNDP, n. 5, p. 7-40, 1996.
DION, Sylvie. O “fait divers” como gênero narrativo. Letras, Revista do PPG Letras UFSM, Santa Maria, n. 34, p. 123-131, jun. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11944/7358. Acesso em: 14 dez. 2020.
FAERBER, Johan. Bernard-Marie Koltès: Roberto Zucco. Paris: Hatier, 2006.
FERNANDES, Fernanda Vieira. Um estudo de Roberto Zucco, peça teatral de Bernard-Marie Koltès. 2009. 167f. Dissertação (Mestrado em Letras), Orientação Robert Ponge, Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/17655. Acesso em: 19 dez. 2020.
FROMENT, Pascale. Roberto Succo: histoire vraie d’un assassin sans raison. Paris: Gallimard, 2005.
KOLTÈS, Bernard-Marie. Roberto Zucco suivi de Tabataba. Paris: Minuit, 1990.
KOLTÈS, Bernard-Marie. Une part de ma vie: entretiens 1983-1989. Paris: Minuit, 1999.
MAÏSETTI, Arnaud. Bernard-Marie Koltès. Paris: Minuit, 2018.
PATRICE, Stéphane. Koltès subversif. Paris: Descartes & Cie, 2008.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Direção de tradução: J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
PROTIN, Matthieu. L’aller double de Koltès. Les Nouveaux Cahiers de la Comédie-Française: Bernard-Marie Koltès, n. 1. Paris: La Comédie-Française, p. 18-21, mar. 2007.
SARRAZAC, Jean-Pierre. Poética do drama moderno: de Ibsen a Koltès. Trad. Newton Cunha, J. Guinsburg, Sonia Azevedo. São Paulo: Perspectiva, 2017.
STIBBE, Isabelle. Roman ou théâtre? Experiénces. Les Nouveaux Cahiers de la Comédie-Française: Bernard-Marie Koltès, n. 1. Paris: La Comédie-Française, p. 14-17, mar. 2007.
UBERSFELD, Anne. Bernard-Marie Koltès. Paris: Actes Sud, 1999.