A Dramaturgia Expandida
um campo aberto de (in)definições
Palabras clave:
Dramaturgia, Campo Expandido, Diálogo Poético, Artes Cênicas, ContemporaneidadeResumen
Alicerçado na trama poética entre duas artistas-pesquisadoras, este artigo apresenta um conjunto de possibilidades para pensar a noção de dramaturgia expandida. Se a criação artística contemporânea desnorteia modos tradicionais de abordagens cênicas, interessa refletir, sob novas e antigas formas de classificação, a importância das ampliações do termo dramaturgia. A partir da crise de categorias na arte ao longo do século XX, encontram-se qualidades maleáveis e fazeres dramatúrgicos ampliados, especialmente, dos elementos constitutivos e disjuntivos das cenas contemporâneas para além de representações e equações aristotélicas. Portanto, entre definições e indefinições, entendimentos e questionamentos se compõem na própria escrita investigativa deste texto, de natureza dialógica, que dilata sentidos e chãos semânticos possíveis para os conhecimentos e fazeres do campo das Artes Cênicas na contemporaneidade.
Referencias
CASTRO, Laura. oarmarinho. Disponível em: www.oarmarinho.blogspot.com. Acesso em: 15 jan. 2021.
COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea: criação, encenação e recepção. São Paulo: Perspectiva, 2004.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo, Perspectiva, 1973.
FABIÃO, Eleonora. Definir performance é um falso problema. Jornal Diário do Nordeste, Fortaleza, 7 set. 2009.
FABIÃO, Eleonora. Troco tudo. Ações Eleonora Fabião. Tamanduá Arte: Rio de Janeiro, 2015.
FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Revista Sala Preta, PPGAC-Universidade de São Paulo, v. 8, p. 235-246, 2008.
GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance: do futurismo ao presente. Lisboa: Orfeu Negro, 2010.
GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos interdisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Trad. Elizabeth Carbone Baez. Revista Gávea, Rio de Janeiro, v. 1, p. 87-93, 1985.
LADDAGA, Reinaldo. Estetica de la emergencia. Buenos Aires: Adriana Hidalgo editora, 2006.
LEPECKI, André. No estamos listos para el dramaturgo: algumas notas sobre la dramaturgia de la danza. In: BELISCO, Manuel; CIFUENTES, María José (Org.). Repensar la dramaturgia: errância y transformación. Múrica, Espanha: Centro Párraga; Centro de Documentação y Estudios Avanzados de Arte Contemporáneo, 2010. p. 163-200.
OLIVEIRA, Ana; GIL, Gilberto. Disposições amoráveis. Rio de Janeiro: Editora Iyá Quim, 2015.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
SANCHÉZ, José A. Dramaturgia en el campo expandido. In: BELISCO, Manuel; CIFUENTES, María José (Org.). Repensar la dramaturgia: errância y transformación. Múrica, Espanha: Centro Párraga; Centro de Documentação y Estudios Avanzados de Arte Contemporáneo, 2010. p. 19-58.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno [1880-1950]. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
TAYLOR, Diana. Performance. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Assunto Impresso Ediciones, 2015.
UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.