Registros do inominável

representações do trágico na fotografia contemporânea

Autores/as

  • Thiago Costa

Palabras clave:

Fotografia, Tragédia, Trágico, Inominável, Linguagem

Resumen

O artigo busca pensar a condição do trágico, tragicidades e seus correlatos a partir de fotografias de mulheres que perderam seus filhos e o problema de achar uma forma de nomeá-las em alguma linguagem. A matemática, tida como linguagem universal, tem suas estruturas abaladas através dos estudos de Kurt Gödel como o teorema da incompletude, mostrando a impossibilidade de apreensão do todo. A escolha das fotos toma como hipótese que o trágico que ocorre nestes registros é potencializado pela figura do outro, uma multidão que evoca o coro de bacantes. A linguagem humana mostra também sua tragicidade ao evidenciar que os signos não conseguem compreender as relações imediatas com as coisas. O trágico apresenta-se como um arché da condição humana, um ciclo vicioso que retorna para uma humanidade que busca compreender a totalidade de seu universo.

Referencias

ARTAUD, Antoinin. El teatro y su doble. Tradução de Enrique Alonso e Francisco Abelenda. Barcelona: Edhasa, 2001.

BADIOU, Alain. O problema do Mal. In: ______. Ética. Um ensaio sobre a consciência do Mal. Tradução de Antônio Trânsito e Ari Roitman. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995. p. 69-98.

BASTOS, Teresa; PIMENTEL, Leandro. O trágico anunciado e a fotografia como catarse. Passages de Paris, Paris, n. 12, p. 214-234, 2016.

BIONDI, Angie Gomes. Corpo sofredor: figuração e experiência no fotojornalismo. 2013. 220 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

DARGE, Fabienne; VERNANT, Jean-Pierre. O herói e o monstro. Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves. Folha de São Paulo (online), 2005. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1004200522.htm>. Acesso em: 25 set. 2016.

GADELHA, Carmem. A respeito de trágicos e ébrios. Pitágoras 500, Campinas, v. 4, p. 28-38. 2013.

GADELHA, Carmem. O trágico e o contemporâneo. In: Reunião científica da ABRACE, 6, 2011. Porto Alegre, 2011.

GADELHA, Carmem. CAFEZEIRO, Isabel; CHAITIN, Virgínia. O trágico e a cena contemporânea: por um encontro artístico-matemático Revista Coletânea (ISSN 1677-7883), Rio de Janeiro, v. 28, p. 278-294, 2015.

GÖDEL, Kurt. On formally undecidable propositions of principia mathematica and related systems. In: DAVIS, Martin (Org.). The undecidable: basic papers on undecidable propositions, unsolvable problems and computable functions. New York: Dover Publications, 1965. p. 4-38.

MOTTA, Gilson. Trágico: uma questão? Passages de Paris, Paris, n. 12, p. 153-179, 2016.

NAGEL, Ernest; NEWMAN, James R. A prova de Gödel. Tradução de Gita K. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2003.

NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

PAULA JÚNIOR, Haroldo Osmar de. O papel do coro na tragédia grega em Nietzsche. In: Fórum de Pesquisa Científica em Arte, 5, 2006, Curitiba. Anais... Curitiba: Escola de Música e Belas Artes do Paraná, 2006. p. 129-138.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SONTAG, Susan. Ensaios sobre a fotografia. Tradução de Joaquim Paiva. Rio de Janeiro: Arbor, 1981.

Publicado

2018-09-09

Número

Sección

Artigos