O corpo ausente e a memória para a construção de um "mais-que-presente" na dramaturgia de Jacy
Palabras clave:
Jacy, drama-da-vida, teatro contemporâneo, teatro brasileiro, memóriaResumen
A proposta contida neste artigo é partir dos conceitos de Jean-Pierre Sarrazac (2017) inerentes à concepção do "drama-da-vida" e das ideias de Henri Bergson presentes em seu livro Matéria e memória (1999) – a relação de corpo, espírito e memória –, e de narrativa em Paul Ricoeur (2010), para indagar como a memória é instrumento para a construção da dramaturgia da peça Jacy (2013), do Grupo Carmin (RN). O resultado é a observação de uma criação em cena de um "mais-que-presente" que, ao fundir elementos do passado com situações do presente, almeja provocar uma mudança futura.
Referencias
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FONTES, Henrique; CAPISTRANO, Pablo. Jacy. In: FONTES, Henrique et al. Década Carmin. Natal: Fortunella Casa Editrice, 2017.
GRUPO CARMIM. Grupo Carmim. O grupo/História. Disponível em: http://www.grupocarmin.com/o-grupo#/historia/. Acesso em: 25 set. 2019.
GRUPO CARMIM. Grupo Carmim. O Carmin/Trajetória. Disponível em: https://www.grupocarmin.com.br/?page_id=77. Acesso em: 23 maio 2021.
PAVIS, Patrice. Dicionário de performance e do teatro contemporâneo. Trad. J. Guinsburg; Marcio Honorio de Godoy; Adriano C. A. e Sousa. São Paulo: Perspectiva, 2017.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Trad. sob direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.
RICOEUR, Paul. O si-mesmo como outro. Trad. Ivone C. Benedetti. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa: a intriga e a narrativa histórica. Tomo 1. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
SARRAZAC, Jean-Pierre. Poética do drama moderno: de Ibsen a Koltès. São Paulo: Perspectiva, 2017.
SOLER, Marcelo. O campo do teatro documentário. Sala Preta, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 130-143, 15 dez. 2013.