Mulheres que reinam, mulheres que morrem
uma análise de Negra Bá, de Heloísa Maranhão
Palabras clave:
Heloísa Maranhão, Negra Bá, Voz autoralResumen
Inês de Castro é, sem dúvidas, uma das personagens femininas mais reverenciadas na Literatura. No Brasil, uma importante reconfiguração ocorre no século XX com a autora Heloísa Maranhão. O presente artigo tem o objetivo de analisar os possíveis posicionamentos que o leitor passa a tomar ao ler a Negra Bá de Maranhão. Para tanto, recorre-se aos conceitos sobre a teoria do gênero teatral, trazidos por Brecht (1978), Moisés (2012) e Pavis (2008); as argumentações a respeito da ficção científica de Asimov (2010), as configurações referentes ao mito através dos estudos de Souza (2010) e as contribuições de Barthes (2018); a pesquisa e reflexões sobre o mito inesiano apresentados por Sousa (1984) e os efeitos do riso apontados por Bergson (1983).
Referencias
ASIMOV. Isaac. No mundo da ficção científica. Trad. de Tomaz Newlands Netro. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1984.
BARTHES, Roland. Mitologias. Trad. Rita Buongermino e Pedro de Souza. São Paulo: Difel, 2018.
BERGSON, Henri. O riso. Trad.Nathanael C. Caixeiro: Zahar. Rio de Janeiro, 1983.
BRECHT. Berthold. O pequeno organon. Trad. Reinaldo Pedreira Cerqueira da Silva. Texto original em inglês. Disponível em: http://tenstakonsthall.se/uploads/139.Brecht_A_Short_Organum_for_the_Theatre.pdf. Licença Creative Commons, 1948. Acesso em: 25 abr. 2022.
ELIADE, Mircea. Mito e realidade. Prod. e rev. Geraldo Gerson de Souza. Trad. Pola Civelli. São Paulo: Perspectiva, 1972.
LOBO, Luiza. Heloisa Maranhão. Do Rio (memorial).Rio de Janeiro: Confraria do Vento. Abr. 2005. Disponível em: https://www.confrariadovento.com/revista/numero2/ensaio06.htm. Acesso em: 28 abr. 2022.
MARANHÃO. Heloísa. Negra Bá. (Uma estrutura – Science ficcion): Dramas e Comédias. Rio de Janeiro.
MOISÉS. Massaud. O Teatro. In: MOISÉS, Massaud. A criação literária. São Paulo: Cultrix, 2012.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Trad. sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2008.
SOUSA, Aldinida de Medeiros. Inês de Castro no romance contemporâneo português. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas Letras e Artes. Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. Natal, 2010. 209 f.
SOUZA, Maria Leonor Machado de. Inês de Castro na literatura portuguesa. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1984.