Ausência presente
a homossexualidade em três peças de Tennessee Williams
Palabras clave:
Teatro, Gay, Um bonde chamado desejo, De repente no último verão, Gata em teto de zinco quente, Theater, A streetcar named Desire, Suddenly last summer, Cat on a hot tin roofResumen
Tendo como corpus três peças de Tennessee Williams, Um bonde chamado Desejo, De repente, no último verão, e Gata em telhado de zinco quente, este texto pretende observar, utilizando a análise histórico-social e a revisão de literatura, como os personagens homossexuais ausentes se tornam presentes e como, mesmo ausentes, constituem-se como pontos de ruptura nas obras. A análise se empreende com vistas a entender qual foi o discurso de Williams ao tratar da homossexualidade nas peças. Observou-se que, mesmo com personagens homossexuais ausentes, Williams consegue os tornar presentes por meio dos discursos dos personagens, fazendo com que as questões que os vitimizaram sejam discutidas.
Abstract
Having as a corpus three plays by Tennessee Williams, A streetcar named Desire, Suddenly, last summer, and Cat on a hot tin roof, this text seeks to observe, using historical-social analysis and literature review, how the absent homosexual characters become present and how, even absent, they constitute breaking points in the works. The analysis is undertaken aiming to understand Williams’ discourse when dealing with homosexuality in the plays. We concluded that, even with absent homosexual characters, Williams manages to make them present through the characters’ speeches, bringing to light the issues that victimized them.
Referencias
BAK, John S. ‘Sneakin’ and Spyin’’ from Broadway to the Beltway: Cold War masculinity, Brick, and homosexual existentialism. Theatre Journal, v. 56, n. 2, 2004, p. 225–49. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/25069421. Acesso em: 23 maio 2023.
BANACH, Jennifer. Bloom’s how to write about Tennessee Williams. New York: Bloom’s Literary Criticism, 2010.
BETTI, Maria Sílvia. Apresentação. In: WILLIAMS, Tennessee. Mister Paradise e outras peças em um ato. São Paulo: É Realizações, 2011. p. 7-32.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.
COSTA, Francisco. ‘There was something different about the boy’: Queer Subversion in Tennessee Williams’s A Streetcar Named Desire. Interactions: Ege Journal of British and American Studies, v. 23, n. 1-2, p. 77-85, 2014. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/padrao_cms/documentos/profs/marcel/Streetcar2.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
CRANDELL, George. Tennessee Williams Scholarship at the turn of the century. In: VOSS, Ralph F. (Ed.). Magical muse: millennial essays on Tennessee Williams. Tuscaloosa: The University of Alabama Press, 2002. p. 8-34.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FREUD, Sigmund. (1905) Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Edição Standard Brasileira das obras completas, vol. VII. Rio de Janeiro: Imago, 1976. p. 181-183.
HOOPER, Michael. Sexual politics in the work of Tennessee Williams: Desire Over Protest. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
ISHIDA, Mie. Modern America in Tennessee Williams. Journal of Chugoku Junior College, Chugoku Gakuen Repository, p. 31-40, 1974. Disponível em: http://cur-ren.cjc.ac.jp/file/163/20100226072445/J05_031_040.pdf. Acesso em: 19 set. 2013.
KOLIN, Philip C. The family of Mitch. (Un)suitable suitors in Tennessee Williams. In: VOSS, Ralph F. (Ed.). Magical muse: millennial essays on Tennessee Williams. Tuscaloosa: The University of Alabama Press. 2002. p. 131-141.
LEMOS, Adriana Falqueto; IZOTON, Anna Catharina. Tennessee Williams e o teatro marginal gay. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/lep.v18i1.35034. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/lep/article/view/35034. Acesso em: 23 maio 2023.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
MORTON, Clay. Not like all the other horses: neurodiversity and the case of Rose Williams. The Tennessee Williams Annual Review, n. 13, p. 3-18, 2012. Disponível em JSTOR: https://doi.org/10.2307/45344159. Acesso em: 15 dez. 2023.
PICCIRILLO, Antonia. Hiding behind the closet door: representations of the homosexual experience in A Streetcar Named Desire. The Review: A Journal of Undergraduate Student Research 19 (2018). Disponível em: https://fisherpub.sjf.edu/ur/vol19/iss1/6. Acesso em: 12 jun. 2023.
SAVRAN, David. By coming suddenly into a room that I thought was empty: mapping the closet with Tennessee Williams. Studies in the Literary Imagination, v. 24, n. 2, p. 57-75, 1991.
SCHVEY, Henry I. The tragic poetics of Tennessee Williams. Études Anglaises, v. 64, n. 1, p. 74-85, jan./mar. 2011.
SILVA, Lajosy. Memória histórica na dramaturgia de Tennessee Williams. Fênix, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 1-12, 2005.
SILVA, Lajosy. Historicidade, representação e sexualidade: uma leitura crítica das contradições do teatro contemporâneo em ‘Bent’ de Martin Sherman e ‘Amor e restos humanos’ de Brad Fraser. 2007. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. doi:10.11606/T.8.2007.tde-31102007-151206. Acesso em: 9 ago. 2023.
SPOTO, Donald. The kindness of strangers: the life of Tennessee Williams. Boston: Little, Brown, 1985.
TOLEDO, Luis Marcio Arnaut de. A (des)figuração da dramaturgia de Tennessee Williams a partir da obra de Yukio Mishima. Literatura: teoría, historia, crítica, Bogotá, v. 24, n. 1, p. 131-163, June 2022. Disponível em: https://doi.org/10.15446/lthc.v24n1.95531. Acesso em: 12 jun. 2023.
TOLEDO, Luis Marcio Arnaut de; FLORES, Fulvio Torres. O inquietante silêncio no armário em Summer at the lake, de Tennessee Williams. Revista Diálogos, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 32 - 51, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/6572. Acesso em: 23 maio 2023.
WALLS, Alison. The martyr in Williams’s suddenly last summer, The mutilated, and The remarkable rooming-house of Mme. Le Monde. The Tennessee Williams Annual Review, no. 17, 2018, p. 93–114. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/48615445. Acesso em: 9 ago. 2023.
WILLIAMS, Tennessee. Mister Paradise e outras peças em um ato. Tradução do Grupo TAPA. São Paulo: É Realizações, 2011.
WILLIAMS, Tennessee. Gata em telhado de zinco quente / A descida de Orfeu / A noite do iguana. Trad: Augusto Cesar dos Santos. São Paulo: É Realizações, 2016.
WILLIAMS, Tennessee. O zoológico de vidro / De repente no último verão / Doce pássaro da juventude. Tradução de Clara Carvalho e Grupo Tapa. São Paulo, É Realizações, 2014.