Afinidades eletivas
Tennessee Williams e Woody Allen
Palabras clave:
Memória, Comédia, Blue Jasmine (filme), A streetcar named Desire (peça), Memory, Comedy, Blue Jasmine (film), A streetcar named desire (play)Resumen
Este ensaio propõe um exercício de dramaturgia comparada a partir da aproximação dos trabalhos de Tennessee Williams e do cineasta Woody Allen. Para isso, partiremos tanto de comentários feitos pelos dois artistas a respeito de temas em comum nas duas obras, quanto de uma análise breve do filme Blue Jasmine (2017), que retoma temas e formas da peça A streetcar named Desire (1947) para atualizá-los no confronto com a matéria histórica contemporânea.
Abstract
This essay proposes an exercise in comparative dramaturgy by bringing together the works of Tennessee Williams and of the filmmaker Woody Allen. In order to do this, we will start from comments made by the two artists regarding themes in common in both works, as well as a brief analysis of the film Blue Jasmine (2017), which takes up themes and forms from the play A streetcar named Desire (1947) and updates them to deal with contemporary historical materials.
Referencias
ALLEN, Woody. Apropos of nothing. Autobiography. New York: Arcade Publishing, 2020.
COSTA, Iná Camargo. Panorama do rio vermelho. Ensaios sobre o teatro americano moderno. São Paulo: Boitempo, 2001.
FOSTER, Verna A. White Woods and Blue Jasmine: Woody Allen rewrites A Streetcar Named Desire. Literature-Film Quarterly, v. 43, n. 3, p. 188-201, July 2015. Disponível no Gale Academic One File: link.gale.com/apps/doc/A427757180/AONE?u=anon~bcefda51&sid=googleScholar&xid=31eae426. Acesso em: 12 out. 2023.
GRISSOM, James. Tennessee Williams on Woody Allen. Disponível em: http://jamesgrissom.blogspot.com/2017/11/tennessee-williams-on-woody-allen.html). Acesso em: 12 out. 2023.
SOARES, Marcos César de Paula. Jasmine e a sociabilidade das finanças. Revista Todas as Musas, ano 6, n. 2, jan.-jul. 2015. Disponível em: https://www.todasasmusas.com.br/12Marcos_Soares.pdf. Acesso em: 12 out. 2023.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno [1880-1950]. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.