Fogo frio e Renascer
intersecções entre o Teatro de Arena, Teatro Oficina e Benedito Ruy Barbosa
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13955999Palabras clave:
Teledramaturgia, Novela brasileira, Teatro brasileiroResumen
Este ensaio explora a trajetória de Benedito Ruy Barbosa, autor de grandes sucessos da televisão brasileira, começando com sua primeira peça teatral Fogo frio (1960), desenvolvida no Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena. O texto discute como as experiências de Barbosa no seminário influenciaram seu trabalho na teledramaturgia, especialmente em novelas como Renascer. A peça Fogo frio apresenta o drama dos colonos de café no Paraná, utilizando uma linguagem realista para conectar dramas individuais a problemas sociais. A formação no Arena foi crucial para Barbosa, refletindo-se em suas novelas que mesclam ficção e vivências pessoais. Sua obra é marcada por uma forte consciência política, mesmo durante a ditadura militar, buscando sempre uma narrativa autenticamente brasileira.
Referencias
AUTRAN, Paula. Teoria e prática do Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena. São Paulo: Dobra editorial, 2015.
BARBOSA, Benedito Ruy. In: Memória Globo. Meu pedacinho de chão. 2021. Disponível em: https://memoriaglobo.globo.com/entretenimento/novelas/meu-pedacinho-de-chao-1971/noticia/meu-pedacinho-de-chao-1971.ghtml. Acesso em: 10 ago. 2024.
BARBOSA, Benedito Ruy. In: Mesa redonda Teoria e prática do Seminário de Dramaturgia do teatro de Arena. SESC Pompéia. Sesc Pompéia Conta Boal. Mediação de Sérgio de Carvalho, com Lauro César Muniz, Chico de Assis e Benedito Ruy Barbosa. São Paulo, 2012.
BOAL, Augusto. Hamlet e o filho do padeiro. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000.
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1980.
CARVALHO, Sérgio. Encontros com Lauro César Muniz sobre dramaturgia. São Paulo. 2011. Sede da Cia do Latão. Disponível em: https://sergiodecarvalho.com/2020/04/03/encontro-com-lauro-cesar-muniz-sobre-dramaturgia-2011. Acesso em: 10 ago. 2024.
FOLHA de S. Paulo. Entrevista a Valmir Santos, 17 abr. 1998. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq17049823.htm. Acesso em: 10 ago. 2024.
JUNQUEIRA, Antonio Helio. Narrativas do rural brasileiro na obra teleficcional de Benedito Ruy Barbosa: territórios do imaginário do desejo e dos conflitos pela terra. In: Revista Mídia e Cotidiano, Artigo, Seção Temática/Livre, v. 11, n. 2, ago. 2017.
MAGALDI, Sábato. Um palco brasileiro. O Arena de São Paulo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
MEMÓRIA GLOBO. Meu pedacinho de chão. Disponível em: https://memoriaglobo.globo.com/entretenimento/novelas/meu-pedacinho-de-chao-1971/noticia/meu-pedacinho-de-chao-1971.ghtml. Acesso em: 10 ago 2024.
MORAES, Dênis de. Vianinha, cúmplice da paixão. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000.
MUNIZ, Lauro César. Entrevista a Paula Autran. São Paulo. 2016. Entrevista gravada, inédita.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.
PINTO, Júlio Pimental. Como a ficção constrói a experiência. São Paulo: Companhia das Letras, 2024.
PROGRAMA da peça Fogo Frio. 1960. Direção: Augusto Boal. Teatro de Arena, São Paulo, SP.
SANTOS, Patricia Freitas. Pedagogia da atuação. Um estudo sobre o trabalho teatral de Augusto Boal no exílio latino-americano. São Paulo: Desconcertos editora, 2019.
TOLEDO, Paulo Bio. Impasses de um teatro periférico. As reflexões de Oduvaldo Vianna Filho sobre o teatro no Brasil entre 1958 e 1974. 153 f. Dissertação (Mestrado em Artes), Escola de Comunicação e Artes (ECA), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
XAVIER, Nelson. Entrevista a Paula Autran. Rio de Janeiro, 2012. In: AUTRAN, Paula (Paula Chagas Autran Ribeiro). Teoria e prática do Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena. Dissertação (Mestrado em Artes), Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-31082015-152343/publico/PAULACHAGASAUTRANRIBEIRO.pdf. Acesso: 10 ago. 2024. p. 148-165.