A elaboração estética em Olgas Raum e Licht, de Dea Loher
rumo a uma poética dramatúrgica
Palabras clave:
Teatro Contemporâneo, Teatro Pós-dramático, Dea Loher, Mosaico de estéticasResumen
A estética teatral contemporânea transita por diversos caminhos que geram contradições inclusive entre a crítica especializada. O alemão Hans-Thies Lehmann cunha o termo pós-dramático e faz uma sistematização desse conjunto de tendências. Em contrapartida, o francês Jean-Pierre Sarrazac propõe uma adequação de recursos vários originando um mosaico de estéticas. Rejeitando a concepção de Lehmann, a dramaturga contemporânea Dea Loher caminha de maneira convergente ao pensamento de Sarrazac ao resgatar elementos estéticos expressivos em momentos artísticos anteriores, condensando-os em uma estética arraigada à tradição do enredo, que, embora pareça fragmentário, ainda conta com um fio condutor indispensável à dramaturgia de Loher. Por meio de uma construção estética que prima por monólogos e cenas fragmentadas, além do recurso do intertexto, Loher opta por personagens fadadas ao infortúnio, voltando-se para uma prática voltada para a tragédia do cotidiano. Nas peças selecionadas neste artigo, evidenciamos poética em devir, uma dramaturgia em construção, através de protagonistas históricas que são elucidadas no aspecto privado de suas trajetórias, firmando uma escolha estética da dramaturga em universalizar uma temática diversa, proporcionando ao leitor/espectador a possibilidade de refletir acerca do mundo do qual faz parte.
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