Entre o texto e a cena
procedimentos de montagem sobre A peça didática de Baden Baden sobre o acordo
Palabras clave:
Peça didática [Lehrstück], Dramaturgismo, Montagem teatralResumen
Relato que contextualiza e apresenta perspectivas teórico-práticas de abordagem da “peça didática” [Lehrstück], tipologia dramatúrgica proposta por Bertolt Brecht no final dos anos 1920, baseadas na pesquisa de mestrado intitulada Experimento do Acordo: escritura sobre o aprendizado na tempestade (USP/2008). O embate da cena teatral com o texto dramatúrgico será sinteticamente exposto pelo contraste metodológico entre dois procedimentos de montagem teatral, que descrevem as resultantes estéticas formuladas pelo trabalho sobre a A peça didática de Baden Baden sobre o acordo [Das Badener Lehrstück vom Einverständnis/1929].
Referencias
BENJAMIM, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política (Vol. 1). Tradução de Sergio Paulo Rouanet e prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1996.
BRECHT, Bertolt. Teatro completo de Bertolt Brecht (Vol. 3). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
BRECHT, Bertolt. Das Badener Lehrstück vom Einverständnis. In: Gesammelte Werke. Bd. 3. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1964.
BRECHT, Bertolt. Histórias do Sr. Keuner. Tradução de Paulo César de Souza e posfácio de Vilma Botrel Coutinho de Melo. São Paulo: Editora 34, 2006.
BRECHT, Bertolt. Brecht on Theatre – the development of an aesthetic. Edição e tradução de John Willett. Londres: Methuen Drama, 2001.
CONCILIO, Vicente. Baden Baden: modelo da ação e encenação no processo com a peça didática de Bertolt Brecht. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.
DORT, Bernard. O teatro e sua realidade. São Paulo: Perspectiva, 1977.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 1991.
KOUDELA, Ingrid Dormien (Org.). Heiner Müller, o espanto no teatro. São Paulo: Perspectiva, 2003.
PACHECO, Deise Abreu. Experimento do acordo: escritura sobre o aprendizado na tempestade. 321f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
PASTA, José Antônio. Trabalho de Brecht. São Paulo: Editora 34; Livraria Duas Cidades, 2001. (Coleção Espírito Crítico)
PEIXOTO, Fernando. Brecht – vida e obra. São Paulo: Paz e Terra, 1991.
BRECHT, Bertolt. Teatro completo de Bertolt Brecht (Vol. 3). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
BRECHT, Bertolt. Das Badener Lehrstück vom Einverständnis. In: Gesammelte Werke. Bd. 3. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1964.
BRECHT, Bertolt. Histórias do Sr. Keuner. Tradução de Paulo César de Souza e posfácio de Vilma Botrel Coutinho de Melo. São Paulo: Editora 34, 2006.
BRECHT, Bertolt. Brecht on Theatre – the development of an aesthetic. Edição e tradução de John Willett. Londres: Methuen Drama, 2001.
CONCILIO, Vicente. Baden Baden: modelo da ação e encenação no processo com a peça didática de Bertolt Brecht. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.
DORT, Bernard. O teatro e sua realidade. São Paulo: Perspectiva, 1977.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 1991.
KOUDELA, Ingrid Dormien (Org.). Heiner Müller, o espanto no teatro. São Paulo: Perspectiva, 2003.
PACHECO, Deise Abreu. Experimento do acordo: escritura sobre o aprendizado na tempestade. 321f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
PASTA, José Antônio. Trabalho de Brecht. São Paulo: Editora 34; Livraria Duas Cidades, 2001. (Coleção Espírito Crítico)
PEIXOTO, Fernando. Brecht – vida e obra. São Paulo: Paz e Terra, 1991.
Descargas
Publicado
2019-02-06
Número
Sección
Artigos