Chamada para edição especial: 1974-2024: CINQUENTENÁRIO DE MORTE DE UM DRAMATURGO BRASILEIRO FUNDAMENTAL: ODUVALDO VIANNA FILHO
Prof. Dra. Maria Sílvia Betti (FFLCH-USP), Editora idealizadora
Prof. Dr. Agenor Bevilacqua Sobrinho, Editor Convidado
Prof. Dr. Eduardo Campos Lima, Editor Assistente
Prof. Dr. Fernando Bustamante, Editor Assistente
04 de junho de 1936 foi a data de nascimento de Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha), cujo cinquentenário de morte se completa em 16 de julho neste ano de 2024.
Sua história de trabalho, iniciada no Teatro Paulista do Estudante, ligava-se ao Teatro de Arena de São Paulo e ao Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes, que teve sua existência abortada pelo golpe militar de 1964.
Mesmo diante da destruição do trabalho do CPC, Vianna escreveu, entre 1965 e 1974, ano de sua morte prematura, uma série de peças que expuseram e analisaram em profundidade os processos que alicerçavam e mantinham o autoritarismo do regime, a dependência econômica diante dos capitais estrangeiros, a exploração das classes trabalhadoras e a alienação do indivíduo.
Nas décadas posteriores a sua morte, a consciência histórica e crítica das lutas e enfrentamentos abordados nesses trabalhos foi sendo progressivamente solapada e suprimida, por diferentes motivos e meios, mesmo dentro dos setores da cultura e da arte de esquerda.
Desse processo resultou uma fratura gigantesca que agora constatamos em relação à construção da consciência artística pensante que se encontrava em andamento . O que assim se perdeu é irresgatável em termos de experiência humana real e plena. Mas o que nos coloca de forma mais urgente diante da relevância do trabalho de Vianna não é o desejo de celebração nostálgica da efeméride, neste cinquentenário de sua morte, e nem a expectativa de recuperar formas de criação e de luta desse passado militante de sua época: é, antes, a necessidade de fazer que seu trabalho nos dê elementos para entendermos este nosso presente - este presente dentro do qual nos encontramos sem conseguir avançar em nenhuma direção.
NOVA CHAMADA DE TRABALHOS
Este número da Revista Dramaturgia em Foco reunirá e publicará, em memória de seu trabalho, textos ensaísticos e artigos acadêmicos a respeito dos diversos aspectos de sua obra tanto no teatro, como dramaturgo e ator, como na televisão, no cinema, no debate político do país e nas lutas da esquerda.
Os trabalhos poderão ser redigidos em português, espanhol, inglês, italiano e francês, e deverão ser submetidos à plataforma online da Revista: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/dramaturgiaemfoco
Poderão ser submetidos textos com os seguintes assuntos:
- Vianinha como autor: dramaturgia, escritos ensaísticos, pensamento estético e político
- Vianinha como ator no teatro e no cinema
- Montagens e abordagens cênicas de peças de Vianinha
- Vianinha e a música popular em sua dramaturgia
- Vianinha e o debate político da esquerda
- Produção televisiva de Vianinha
Cronograma
O prazo para submissão é 31 de agosto de 2024.
Publicação do número até 31 de dezembro de 2024.
Nota: Além dos textos relacionados ao tema acima, a Dramaturgia em foco recebe textos de temáticas diversas em fluxo contínuo.