No centro da arte e do debate de temas contemporâneos

uma nova (des)ordem artística em O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu

Autores

  • Gabriel Henrique Camilo Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Dramaturgia brasileira, Drama contemporâneo, Escritas de si, Vozes marginalizadas, Comunidade LGBTQIA

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os elementos textuais na peça da autora e atriz escocesa Jo Clifford (2014), traduzida e adaptada por Natalia Mallo (2017), com atuação no Brasil de Renata Carvalho, O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu, ao qual faz intertexto com O Evangelho segundo Jesus Cristo, do escritor português José Saramago (2005), a partir do conceito de escritas de si (GOMES, 2004). O presente artigo busca uma discussão em torno da representação da comunidade LGBTQIA+ na literatura e outras produções artísticas, muitas vezes, compreendidas pela sociedade de modo geral como uma produção marginal, termo discutido a partir de Hollanda (2018), condizente com os estereótipos pertencentes ao mencionado grupo, e a pesquisa exemplifica-se com escritas do testemunho que estiveram ou estão na margem.

Biografia do Autor

  • Gabriel Henrique Camilo , Universidade Estadual de Londrina

    Mestrando em Letras - Estudos Literários (UEL, 2019), Bolsista CAPES (2020). Licenciando em Artes Visuais (UEL, 2019). Graduado em Letras Vernáculas e Clássicas (UEL, 2015 - 2018), Bacharel em Estudos Literários. Bolsista de Iniciação Científica da Fundação Araucária/CNPq (2015 - 2018).

Referências

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. Trad. Rejane Janowitzer. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CLIFFORD, Jo. The gospel according to Jesus, Queen of Heaven. Edinburgh: Stewed Rhubarb Press, 2019.

DALCASTAGNÈ, Regina. Um território contestado: literatura brasileira contemporânea e as novas vozes sociais. In: Iberic@l. Revue d'études ibériques et ibéro-américaines, 2012, no. 2. P. 13-18.

FERNANDES, Silvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2013.

FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna: da metade do século XIX a meados do século XX. São Paulo: Duas Cidades, 1978.

GOMES, Angela Maria de Castro (Org.). Escrita de si: escrita da história. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Literatura marginal. Disponível em: <https://www.heloisabuarquedehollanda.com .br/literatura-marginal>. Acesso em: 07 nov. 2018.

KREHER, Rodrigo; RESADORI, Alice Hertzog. Laicidade em cena: performances jurídico-políticas e a limitação da liberdade de expressão. 2017. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/senacorpus/trabalhos/TRABALHO_EV103_MD1_SA15_ID445_19022018191640.pdf.> Acesso em: 08 nov. 2018.

MAGALHÃES, Fernanda. Corpo re-construção ação ritual performance. São Paulo: Travessa Dos Editores, 2010.

MALLO, Natalia. O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu. 2016. [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: em 17 ago. 2017.

SARAMAGO, José. O Evangelho segundo Jesus Cristo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Downloads

Publicado

2022-08-24

Edição

Seção

Artigos