A personagem ausente no universo esvaziado da peça Pool (no water), do dramaturgo Mark Ravenhill

Autores

  • Fabiano Fleury Souza Campos Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Teatro Contemporâneo Inglês, Mark Ravenhill, Teatro In-yer-face, Personagem ausente

Resumo

O emprego, em geral, de um personagem ausente na trama de textos dramatúrgicos não é um recurso estético novo ou sequer inusual no teatro. No entanto, usado com fins incomuns na peça Pool (no water), o dramaturgo britânico contemporâneo Mark Ravenhill é capaz de atribuir aos personagens presentes sobre o palco da montagem inaugural desse espetáculo não apenas isso, mas, sobretudo, características que espelham de maneira crítica as relações sociais dentro do contexto histórico próprio ao tempo da peça. Abrimos esse artigo com uma breve apresentação do dramaturgo e de suas obras mais emblemáticas a fim de, então, contextualizarmos a cena teatral britânica da virada do milênio denominada de In yer face. Em seguida, após uma breve discussão sobre o enredo e os personagens “letras”, enfatizamos o estudo da personagem tanto ausente quanto principal dessa obra, mostrando a importância e a contribuição desse mecanismo para os estudos de teatro contemporâneo.

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Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Artigos