O fluxo de consciência e o monólogo lírico na peça “Fluxorama”, de Jô Bilac

entre a dramaturgia negra e a poesia

Autores

Palavras-chave:

Texto teatral lírico, Vida e morte, Teatro (do) negro, Autoria negra, Teatro brasileiro

Resumo

Este estudo pretende analisar a peça “Fluxorama”, do dramaturgo brasileiro negro Jô Bilac, escrito e inscrito na obra Dramaturgia Negra. O texto retrata o tamanho do ser humano dentro do universo e o constante conflito entre a vida e a morte, em monólogos que refletem a fluência, o fluxo de consciência de cinco personagens. A forma de expressão, na materialidade do texto, é de caráter lírico, que o coloca como texto dramático e ao mesmo tempo poético. Utilizou-se para tal análise Patrice Pavis e Michel Mauch, ao abordar questões teóricas a respeito das principais características do monólogo e do fluxo de consciência. Abdias do Nascimento e a professora Evani Tavares Lima trouxeram à luz uma importante discussão da dramaturgia negra: a autoria. Ainda apresentamos, um brevíssimo panorama histórico da dramaturgia negra no Brasil, a partir dos estudos de Mirian Garcia Mendes.

Biografia do Autor

  • Edson Santos Silva , Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Possui graduação em Letras: Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santana (1991) ,mestrado em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Literatura Portuguesa, pela Universidade de São Paulo (2009). Professor do Ensino Superior da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná, do Departamento de Letras, campus de Irati, Unidade Universitária de Irati, da Universidade do Centro-Oeste do Paraná.

  • Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira, Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Pós-doutora pela UFRJ. Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina . É Professora Associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR). Professora nos cursos de Letras e Comunicação Social. Membro do Projeto Cooperação bi-nacional Argentina-Brasil: fomento à interação entre Ciências Sociais Aplicadas e Inovação Tecnológica. Autora do livro: A Escrita de Mulheres na Pós-modernidade e a Desconstrução do Cânone Literário.

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Publicado

2023-12-09

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Artigos