Pelos fios inesperados da história
o encontro entre Alberto Salvá e Vianinha no filme Um homem sem importância (1971)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14545454Palavras-chave:
Cinema político, Cinema, teatro e ditadura militar brasileira, História e cinemaResumo
Em 1971, Oduvaldo Vianna Filho interpretou o protagonista de Um homem sem importância, filme realizado por Alberto Salvá. No período mais repressivo da ditadura brasileira, por meio de uma convergência com o realismo crítico, o longa-metragem apresentava a jornada de um desempregado às voltas com o esmagamento de seus desejos. Pretendendo alcançar o grande público, Salvá materializava na tela as opressões e crises idealistas vividas pela classe popular em um país submetido à modernização conservadora. Tornando-se intérprete do filme, Vianinha envolveu-se com uma obra que encarnava questões próximas às peças e aos roteiros que escreveu durante o regime autoritário. De modo inesperado, o longa-metragem e a obra do dramaturgo convergiam como repúdio ao autoritarismo e celebração dos vínculos de solidariedade pertencentes ao popular.
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