Criaturas simbólicas

espiritualidade e evanescência em peças e contos de Tennessee Williams

Autores

  • Anthoullis Demosthenous Ministério da Educação - Chipre
  • Angiuli Copetti de Aguiar (tradução) UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13777026

Palavras-chave:

Cristo, Igreja, Deus, Orfeu, Animal

Resumo

O objetivo desta pesquisa é a interpretação do artifício poético de Williams quanto ao uso de animais, bestas mitológicas e criaturas simbólicas em peças teatrais e contos. Através de uma perspectiva interdisciplinar, comparamos diferentes casos, como a iguana em A noite do iguana, pássaros e tartarugas marinhas em De repente, no último verão, o grifo em O trem da manhã não para mais aqui, o gato em A maldição, entre outros. Essas criaturas simbólicas são alusões à anima dos personagens fantásticos, significando a parte irracional da alma. Na iconografia religiosa, esses simbolismos são amplamente difundidos. As criaturas simbólicas constituem o subtexto de espiritualidade e de evanescência na obra de Williams.

Biografia do Autor

  • Anthoullis Demosthenous, Ministério da Educação - Chipre

    Professor de grego junto ao Ministério da Educação - Chipre

  • Angiuli Copetti de Aguiar (tradução), UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

    Graduado em Letras – Inglês e Literaturas da Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre e doutor em Estudos Literários – Literatura Comparada pela mesma. Sua ênfase de pesquisa são poesia em língua inglesa e tradução.

Referências

BARNABÉ, Alberto. Autour du mythe orphique sur Dionysos et les Titans. Quelques

notes critiques. In: ACORINTI, Domenico; CHUVIN, Pierre. Des Geants a Dionysos.

Melanges offerts a F. Vian, Alessandria: Edizioni dell’Orso, 2003.

COLÀS, Santiago. Telling true stories, or The immanent ethics of material spirit (and

spiritual matter) in Philip Pullman’s His Dark Materials. Discourse, Michigan: Wayne State University Press, v. 27, n. 1, p. 50-58, 2005.

DEBUSSCHER, Gilbert. Tennessee Williams as hagiographer: an aspect of obliquity in drama. Revue des Langues Vivantes, Berlin- Munich- Boston: De Gruyter, v. 40, p. 449-456, 1974.

GOATLY, Andrew. Humans, animals and metaphors. Society & Animals, Leiden: Brill, v.14, n. 1, p. 15-37, 2006.

GOODERHAM, David. Fantasizing it as it is: religious language in Philip Pullman’s

trilogy, His Dark Materials. Children’s literature, Baltimore: John Hopkins University

Press, v. 31, n. 1, p. 155-175, 2003.

GRIFFIES, William Scott. Incorporating brain explanations in psychoanalysis: Tennessee Williams as a case study. Psychodynamic Psychiatry, New York: Guilford Press, v. 50, n. 3, p. 492-512, 2022.

GRIFFIES, William Scott. A streetcar named Desire and Tennessee Williams’ object

relational conflicts. International Journal of Applied Psychoanalytic Studies, Chichester: John Wiley & Sons, v. 4, n. 2, p. 110-127, 2007.

HEINTZELMAN, Greta; SMITH-HOWARD, Alycia. A critical companion to Tennessee Williams. New York: Facts on File, 2005.

HEZAVEH, Leila Rezai; ABDULLAH, Nurul F. L.; YAAPAR, Salleh. Psychoanalysis and drama: a Kristevan reading of Tennessee Williams’ Suddenly Last Summer. Contemporary Perspectives in English Language Studies. Penang: University of Malasya Press, p. 1-11, 2012.

KAUFMAN, Gordon D. The theological imagination: constructing the concept of God. London: Westminster John Knox Press, 1981.

LAHR, John. Tennessee Williams. Mad pilgrimage of the flesh. London: Bloomsbury,

2014.

LANDER, Gerhart B. The philosophical anthropology of Saint Gregory of Nyssa.

Dumbarton Oaks Papers, Boston: University of Harvard, v. 12, p. 59-94, 1958.

LINGRAN, Liu. San Vitale Apse: a holistic consideration. Third International Conference on Language, Art and Cultural Exchange, Paris: Atlantis Press, p. 571-579, 2022.

MOATTY, Yves. Orphee crucifie. La voix que la lumière fit entendre. Paris: Deux Océans, 2003.

MURPHY, Brenda. The theatre of Tennessee Williams. London-New York: Methuen,

2014.

NISSA, Gregório (GREGORII NYSSENI). Oratio Catechetica (edited by E. Mühlenberg). Leiden: Brill, 1996.

PARKER, Brian. Tennessee Williams and the legends of St. Sebastian. University of

Toronto Quarterly, Toronto, v. 69, n.3, p. 634-659, Summer, 2000.

RASMI, Atekeh. The symbols and appearances of Anima and Animus s archetypes in

Epoppee of Korogli. Journal of Lyrical Literature Researches, Zahedan: University of

Sistan and Baluchestan Press, v. 20, n. 38, p. 145-170, 2022.

SADDIK, Annette J. Tennessee Williams and the theatre of excess. The strange, the

crazed, the queer. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

SCHVEY, Henry I. Blue song. St. Louis in the life and work of Tennessee Williams.

Columbia: University of Missouri Press, 2021.

THOMPSON, Judith J. Tennessee Williams’ plays: memory, myth, and symbol. New

York: P. Lang, 1987.

TISCHLER, Nancy M. Tennessee Williams: rebellious puritan. New York: Citadel, 1965.

TOSIO, Paul. An object relational psychoanalysis of selected Tennessee Williams

playtexts (Master’s dissertation), Rhodes University, 2003.

WATZLAWICK, Paul. Brief communications. Paradoxical predictions. Psychiatry,

London: Hindawi, v. 28. p. 368- 374, Nov. 1, 1965.

WATZLAWICK, Paul; JACKSON, Don D. On human communication. Journal of

Systemic Therapies, New York: Guilford Press, v. 29, n. 2, p. 53-68, 2010.

WILLIAMS, Edwina Dakin. Remember me to Tom. The memoirs of Tennessee Williams’s mother. London: G. P. Putnam’s Sons, 1963.

WILLIAMS, Tennessee. Five o’clock angel. Letters of Tennessee Williams to Maria St. Just 1948-1982. New York: Alfred Knofp, 1990.

WILLIAMS, Tennessee. Notebooks (edited by M. Bradham Thornton). New Haven: Yale University Press New Haven, 2006.

WILLIAMS, Tennessee. One arm and other stories. Cambridge: New Directions, 1967.

WILLIAMS, Tennessee. Plays: 1957 – 1980. New York: The Library of America, 2000.

Downloads

Publicado

2024-09-18