A produção cultural de Anamaria Nunes
Palavras-chave:
DRAMATURGIA. METATEATRO. ANAMARIA NUNES. PÓS-MODERNISMOResumo
Este trabalho faz um resumo da obra deixada pela dramaturga Anamaria Nunes (1950-2016). Em um estudo diacrônico da produção cultural desta autora fluminense, podemos fazer um pequeno panorama do teatro contemporâneo brasileiro a partir das contribuições de Nunes. Tendo como base teórica a análise do drama segundo Jean-Pierre Ryngaert, a visão inovadora da forma dramática de Lionel Abel sobre metateatro, e a perspectiva pós-moderna conceituada por Linda Hutcheon, e seus respectivos estudos sobre paródia e ironia.
Palavras-chave: Anamaria Nunes. Dramaturgia. Metateatro. Pós-modernismo.
Referências
REFERÊNCIAS
ABEL, Lionel. Metateatro. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.
BARROS, Diana Luz Pessoa de; FIORIN, José Luiz (orgs.). Dialogismo, Polifonia, Intertextualidade. São Paulo: EDUSP, 1994.
______. Contribuições de Bakhtin. In: BRAIT, Beth. Bakhtin dialogismo e construção do sentido. São Paulo: Unicamp, 2005.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiéviski. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
______. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 3 ed. São Paulo: Hucitec, 1986.
______. Questões de Literatura e de Estética. A Teoria do Romance. São Paulo: Unesp/Hucitec, 1988.
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 3 ed. rev. e aum. São Paulo: Cultrix, [s.d.].
BRAIT, Beth (org.). Bakhtin. Conceitos-chave. 4.ed. São Paulo: Contexto, 2007.
______. (org.). Bakhtin. Outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.
CAFEZEIRO, Edwaldo; GADELHA, Carmem. História do Teatro Brasileiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.
CANDIDO, Antonio. A Personagem de Ficção. São Paulo: Perspectiva, 1970.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
FREITAS, Anna. Miguel Falabella - Perfil. Guia Do Ator, Rio de Janeiro, n.1, p. 38-40. [s.d].
GENETTE, Gerárd. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Belo Horizonte: Edições Viva Voz, 2010.
HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Modernismo. Rio de Janeiro: Imago, 1988.
______. Teoria e Política da Ironia. Trad. Julio Jeha. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000.
______. Uma teoria da Paródia. Trad. Teresa Louro Pérez. Rio de Janeiro: Edições 70, 1989.
GUINSBURG, J et al. (org.). Dicionário do Teatro Brasileiro. Temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva/ SESC São Paulo, 2006.
KRISTEVA, Julia. Introdução à Semanálise. São Paulo: Perspectiva, 1974.
MICHALSKI, Yan; TROTTA, Rosyane. Teatro e Estado: as companhias oficiais do teatro do Brasil: história e polêmica. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Arte e Cultura, 1992.
NUNES, Anamaria. Geração Trianon. In: Cadernos de Teatro. Rio de Janeiro, 1988. v. 117. p. 25-46.
______. O tambor e o anjo & A era do rádio, saudades do Brasil. Campos dos Goytacazes: Darda Editora, 2017.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
______. Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2015.
PRADO, Décio de Almeida. O teatro brasileiro moderno. São Paulo: Perspectiva, 2009.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à Análise do Teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
______. Ler o Teatro Contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
SAMOYAULT, Tiphaine. A intertextualidade. São Paulo: Hucitec, 2008.
ABEL, Lionel. Metateatro. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.
BARROS, Diana Luz Pessoa de; FIORIN, José Luiz (orgs.). Dialogismo, Polifonia, Intertextualidade. São Paulo: EDUSP, 1994.
______. Contribuições de Bakhtin. In: BRAIT, Beth. Bakhtin dialogismo e construção do sentido. São Paulo: Unicamp, 2005.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiéviski. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
______. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 3 ed. São Paulo: Hucitec, 1986.
______. Questões de Literatura e de Estética. A Teoria do Romance. São Paulo: Unesp/Hucitec, 1988.
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 3 ed. rev. e aum. São Paulo: Cultrix, [s.d.].
BRAIT, Beth (org.). Bakhtin. Conceitos-chave. 4.ed. São Paulo: Contexto, 2007.
______. (org.). Bakhtin. Outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.
CAFEZEIRO, Edwaldo; GADELHA, Carmem. História do Teatro Brasileiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.
CANDIDO, Antonio. A Personagem de Ficção. São Paulo: Perspectiva, 1970.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
FREITAS, Anna. Miguel Falabella - Perfil. Guia Do Ator, Rio de Janeiro, n.1, p. 38-40. [s.d].
GENETTE, Gerárd. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Belo Horizonte: Edições Viva Voz, 2010.
HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Modernismo. Rio de Janeiro: Imago, 1988.
______. Teoria e Política da Ironia. Trad. Julio Jeha. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000.
______. Uma teoria da Paródia. Trad. Teresa Louro Pérez. Rio de Janeiro: Edições 70, 1989.
GUINSBURG, J et al. (org.). Dicionário do Teatro Brasileiro. Temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva/ SESC São Paulo, 2006.
KRISTEVA, Julia. Introdução à Semanálise. São Paulo: Perspectiva, 1974.
MICHALSKI, Yan; TROTTA, Rosyane. Teatro e Estado: as companhias oficiais do teatro do Brasil: história e polêmica. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Arte e Cultura, 1992.
NUNES, Anamaria. Geração Trianon. In: Cadernos de Teatro. Rio de Janeiro, 1988. v. 117. p. 25-46.
______. O tambor e o anjo & A era do rádio, saudades do Brasil. Campos dos Goytacazes: Darda Editora, 2017.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
______. Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2015.
PRADO, Décio de Almeida. O teatro brasileiro moderno. São Paulo: Perspectiva, 2009.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à Análise do Teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
______. Ler o Teatro Contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
SAMOYAULT, Tiphaine. A intertextualidade. São Paulo: Hucitec, 2008.