A cena contemporânea e os efeitos do real

Five Easy Pieces e o paradigma da realidade em Milo Rau

Autores

  • Felipe Vieira Valentim Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Geraldo Ramos Pontes Junior Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Realismo Global. Milo Rau. Five easy pieces. Linguagem Investigativa. Dramaturgia Contemporânea.

Resumo

Este trabalho almeja pensar o realismo enquanto fenômeno global na dramaturgia contemporânea. Para tanto, leva-se em consideração a especificidade do elemento dramático no contexto pós-drama, reafirmando as ambivalências do fenômeno teatral, para destacar sua conexão com a vida social. A análise recai sobre a peça Five easy pieces, concebida e dirigida pelo diretor suíço Milo Rau, para afirmar o “Global Realism” empreendido nas investigações artísticas do diretor no International Institute of Political Murder e no Teatro NTGent, respectivamente em Berlim e em Gante.

Biografias do Autor

  • Felipe Vieira Valentim, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professor, diretor teatral, ator, dramaturgo e ensaísta. Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) do Instituto de Letras da UERJ e Doutorando no mesmo programa e curso. Dentro da agenda de pesquisas do doutorado, realizou curta residência artística na Mellon School for Theater & Performance Research da Universidade de Harvard, em Cambridge/Massachusetts/EUA (Junho/Julho 2019), com bolsa da Andrew W. Mellon Foundation, tendo como temática a discussão da arte contemporânea no contexto da Migração e das Políticas de Migração. É bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral pela Escola de Comunicação da UFRJ (ECo) e Licenciado em Letras com habilitação em Português/Inglês e suas respectivas Literaturas pela Faculdade Formação de Professores da UERJ (FFP).

  • Geraldo Ramos Pontes Junior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professor Titular da UERJ, atua na área de Letras com ênfase nas Literaturas de Língua Francesa, na Língua, na Cultura Francesa e na Tradução (em âmbito de graduação e especialização), assim como na Literatura Brasileira, nas Literaturas de Língua Francesa e no Comparativismo Literário (em âmbito de pós-graduação stricto-sensu). Interesses de pesquisa: AD e teorias enunciativas no ensino de L2 e em estudos do campo literário; estudos de dramaturgia; literaturas "pós-coloniais" e/ou "transnacionais", comparativismo literário e teoria literária; sociolinguística.

Referências

BENTELY, Eric. The playwright as thinker. Nova Iorque: Reynal & Hitchcock, 1946.

DIAS, Fabio Alves dos Santos. “A teoria do reflexo e o realismo na obra de Lukács nos anos 1930”. In: Café com sociologia, v. 5, n.1, pp. 101-118, 2016.

GOODLAD, Lauren M. E. “Introduction: worlding realisms now”. In: Novel, v. 2, n.49, Duke University Press, pp. 183-201, 2016.

JAMESON, Fredric. The antinomies of realism. London/New York: Verso: 2015.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

LUKÁCS, Georg. Problemas del realism. Trad. Carlos Gerhaed. México/Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 1966 [1934].

MARTIN, Carol. “Bodies of evidence”. In: MARTIN, Carol (org). Dramaturgy of the real on the world stage. New York: Palgrave Macmillan: 2010.

Silva, Heloisa Marina da; BAUMGARTEL, Stephan. “O acontecimento teatral como proposta política, paralelos entre o teatro do oprimido e o teatro pós-dramático”. In: DAPESQUISA, v. 3, pp. 1-9, 2008.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno. Trad. Raquel Imanishi Rodrigues. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

RAU, Milo; BLÄSKE, Stefan. Die 120 Tage von Sodom / Five easy pieces. Berlim: Verbrecher Verlag, 2017. [kindle edition]

RAU, Milo; BOSSART, Rolf. Globaler Realismus / global realism: goldenes Buch I / golden book I. Berlim: Verbrecher Verlag, 2018. [kindle edition]

WIHSTUTUZ, Benjamin; RAU, Milo. “Antagonistische Dramaturgie. Ein Gespräch”. In. UMATHUM, Sandra; DECK, Jan (org.) Postdramaturgien. Berlim: Neofelis Verlag, 2020.

Publicado

2020-12-12

Edição

Secção

Artigos