Representações de greve durante a Depressão Econômica em Days to come, de Lillian Hellman, e Candles to the sun, de Tennessee Williams

apontamentos iniciais

Autores

  • Fulvio Torres Flores Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Greve, Grande Depressão Econômica, Days to come, Candles to the sun

Resumo

Ambas escritas e encenadas em 1936, Days to come e Candles to the sun, respectivamente escritas por Lillian Hellman e Tennessee Williams, representam cada qual a sua maneira as ações e consequências de greves durante a Grande Depressão Econômica dos anos 1930 nos Estados Unidos. A recepção crítica de cada peça foi bastante diferente: Days to come ficou em cartaz na Broadway por poucos dias apenas e recebeu críticas negativas, enquanto Candles to the sun foi encenada em St. Louis e rendeu elogios a Williams em sua primeira peça longa. A análise inicial revela diferenças substanciais em relação à estrutura formal, à escolha dos principais personagens, à apreensão e representação de elementos sócio-históricos relacionados às ações grevistas, e à forma como cada autor promove a inserção de uma história de amor e seus efeitos na narrativa.

Referências

COGGIOLA, Osvaldo. As grandes depressões (1837-1896 e 1929-1939): fundamentos econômicos, consequências geopolíticas e lições para o presente. São Paulo: Alameda, 2009. 212p.

COSTA, Iná Camargo. Panorama do rio vermelho: ensaios sobre o teatro americano moderno. São Paulo: Nankin Editorial, 2001. 175p.

FLORES, Fulvio Torres. Nem só bem feitas, nem tão melodramáticas: The Children's Hour e The Little Foxes, de Lillian Hellman. 2008. 289f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008

FLORES, Fulvio Torres. Da Depressão às raízes do macartismo: representação de questões sócio-históricas em American blues, de Tennessee Williams. 2013. 323 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

HELLMAN, Lillian. Days to come. In: ______. The collected plays. Boston, Toronto: Little, Brown & Co., 1971. p. 73-129.

HUPPES, Ivete. Melodrama: o gênero e a sua permanência. Cotia: Ateliê Editorial, 2000. 161p.

KYVIG, David E. Daily life in the United States, 1920-1940: how Americans lived through the roaring twenties and the Great Depression. Chicago: Ivan R. Dee, 2004. 330p.

ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008. 176p.

SMITH, William Jay. Foreword. In: WILLIAMS, Tennessee. Candles to the sun. New York: New Directions, 2004. p. IX-XVIII.

WAYNE S. Turner. Website do ator, diretor, dramaturgo e professor universitário Wayne S. Turner com diversos artigos sobre história do teatro e performances. Disponível em: <http://www.wayneturney.20m.com/scribe.htm>. Acesso em: 23 nov. 2006.

WILLIAMS, Tennessee. Candles to the sun. New York: New Directions, 2004. 117p.

WOLFF, Janet. O produtor cultural e o produto cultural. In: ______. A produção social da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982. p. 150-155.

Publicado

2018-08-31