Sobre as dificuldades de captar o novo monstro social pós-moderno por uma teatralidade textual não mais dramática
reflexões sobre a chegada do pós-modernismo na dramaturgia brasileira no início dos anos 90
Palavras-chave:
Dramaturgia brasileira, Crise da representação dramática, Dramaturgia pós-moderna no BrasilResumo
Este texto discute a situação da dramaturgia brasileira após o fim da ditadura militar no país. Apresenta indícios de que os artistas tinham uma consciência de que a estrutura do drama moderno era insuficiente para abordar os desenvolvimentos políticos, socioeconômicos e culturais dos anos 80. Ele reflete sobre os motivos da ausência de uma discussão mais ampla da crise da forma dramática entre os dramaturgos brasileiros. Desse modo, o texto apresenta uma pré-história da crise da mimese representacional na dramaturgia brasileira atual e coloca em uma perspectiva histórica a lenta aceitação dessa crise da representação dramática no contexto da dramaturgia brasileira.
Referências
ALVES DE LIMA, Mariângela. O caos é muito grande. Revista Ensaio/Teatro, n. 5. Rio de Janeiro: Edições Achiamé, 1981. p. 7-12.
ANTUNES FILHO. Entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura (12 jun. 1989). Disponível em: https://rodaviva.fapesp.br/materia/356/entrevistados/antunes_filho_1989.htm. Acesso em: 03 jan. 2023.
CAMPOS, Haroldo de. Poesia e modernidade. Folha de São Paulo (Folhetim), n. 403/404, p. 4, 7-14 de novembro de 1988.
DIAS, Simone Regis. Espectros de uma época. O debate pós-moderno no periodismo brasileiro dos anos 80. Tese (Doutorado em Teoria Literária) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.
FERNANDES, Silvia. Gerald Thomas em cena. São Paulo: Perspectiva, 1997.
GOMES, André Luis. Os papéis e as falas da dramaturgia brasileira contemporânea. Trabalho apresentado no congresso da ABRALIC em 2007. Originalmente publicado em http://www.abralic.org.br/enc2007/anais/88/844.pdf. Arquivo pessoal do autor.
GOMES, Dias. Entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura (12 jun. 1995). Disponível em: http://www.tirodeletra.com.br/entrevistas/DiasGomes.htm. Acesso em: 03 fev. 2023.
JAMESON, Fredric. Pós-modernidade e sociedade do consumo. Novos Estudos CEBRAP, n. 12, p. 16-26, jun. 1985.
KARMAN, Ricardo. E-mail para o autor. 19 jun. 2009. Arquivo pessoal do autor.
KOUDELA, Ingrid. Um vôo brechtiano: teoria e prática da peça didática. São Paulo: Perspectiva, 1992.
KOUDELA, Ingrid. Texto e jogo. Uma didática brechtiana. São Paulo: Perspectiva, 1996.
MICHALSKI, Yan. A crise do teatro dentro da crise maior. In: SOSNOWSKI, Saul; SCHWARTZ, Jorge. Brasil: o trânsito da memória. São Paulo: Edusp, 1994. p. 113-120.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. Cultura brasileira e indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1988.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspetiva, 2004.
SANTA CECÍLIA, Mauro. O pós-moderno e o teatro brasileiro nos anos 80. Cadernos de Teatro, n. 118, p. 9-13, jul.-set. 1988.
SCHWARZ, Roberto. Nacional por subtração. In: SCHWARZ, Roberto. Que horas são? Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno. São Paulo: Cosac&Naïfy, 2001.