Trechos descartados de The glass menagerie para rastros do Teatro Plástico

Autores

  • Fernanda Sales Rocha Santos USP - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Tennessee Williams, Dramaturgia estadunidense, Manuscritos, Processo de escrita, U.S. playwriting, Manuscripts, Writing process

Resumo

Em busca de rastros da ideia do Teatro Plástico de Tennessee Williams, o artigo lançará luz sobre trechos descartados do processo de escrita da peça The glass menagerie (1944) nos quais o autor foi radical em sua prática reflexiva e experimentação formal. Assumindo a perspectiva de que materiais de processo revelam gestos incompletos, o artigo traduzirá e debaterá um apanhado de trechos manuscritos encontrados nos arquivos pessoais de Williams no Harry Ransom Center (Austin/TX), tomando suas marcas épicas, líricas e metateatrais, para pensar a incipiente e incompleta ideia de teatro plástico na obra de Tennessee Williams.

Abstract

Seeking traces of Tennessee Williams’ concept of Plastic Theater, the article will shed light on discarded excerpts from the writing process of the play The glass menagerie (1944), in which the author was radical in his reflective practice and formal experimentation. Assuming the perspective that process materials reveal incomplete gestures, the article will translate to Portuguese and discuss a collection of manuscripts found in Williams’ personal archives at the Harry Ransom Center (Austin, TX), considering their epic, lyrical, and metatheatrical marks to contemplate the incipient and incomplete idea of plastic theater in the works of Tennessee Williams.

Biografia do Autor

  • Fernanda Sales Rocha Santos, USP - Universidade de São Paulo

    Fernanda S. R. Santos é doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com período sanduíche na School of the Arts da Columbia University (New York). Além de acadêmica, Fernanda também é dramaturga e roteirista profissional. 

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Publicado

2023-12-28

Edição

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Artigos