Uma Rosa para Tennessee Williams

Autores

  • Mayumi Denise S. Ilari USP - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Tennessee Williams (1911-1983), Teatro EUA, Dramaturgia e história, US theater, Dramaturgy and history

Resumo

Este ensaio busca retomar diferentes versões de personagens e de um enredo central criados e reescritos por Tennessee Williams entre as décadas de 1930 e 1970, verificando de que modo as adaptações e alterações temático-formais realizadas em diferentes momentos da história refletem modificações sociais ocorridas nesse mesmo período nos Estados Unidos. Para tanto, analisamos três peças teatrais: 27 wagons full of cotton (1946), The unsatisfactory supper or The long stay cut short (1946) e Tiger Tail (1976), o roteiro cinematográfico Baby Doll (1955) e o conto “Twenty-seven wagons full of cotton” (1936).

Abstract

This essay analyzes different versions of a major plot and its characters created and rewritten by Tennessee Williams between the 1930 and 1970 decades, verifying in which ways formal and thematic adaptations and changes made in different historical moments correspond to social changes that took place in the US in each specific period. Three plays are hereby analyzed: 27 wagons full of cotton (1946), The unsatisfactory supper or The long stay cut short (1946) and Tiger Tail (1976), as well as the screenplay Baby Doll (1955) and the short story “Twenty-seven wagons full of cotton” (1936).

Biografia do Autor

  • Mayumi Denise S. Ilari, USP - Universidade de São Paulo

    Docente no Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (PPGELLI), Departamento de Letras Modernas, Universidade de São Paulo. Trabalha com literaturas de expressão inglesa, tendo como foco de pesquisa dramaturgias contemporâneas, sua história e crítica.

Referências

ARNAUT, Luís Márcio. Nem loucas, nem reprimidas: o confronto contracultural da mulher com o mainstream nas late plays de Tennessee Williams. São Paulo: Alameda, 2022.

ARNAUT, Luís Marcio. Tennessee Williams, o mestre do teatro moderno nos EUA. São Paulo: Giostri, 2023. (Série Dramaturgos Vida e Obra).

CARLSON, Marvin. Teorias do teatro. Estudo histórico-crítico, dos gregos à atualidade. São Paulo: Editora Unesp, 1997.

COSTA, Iná Camargo. Panorama do rio vermelho. São Paulo, Nankin, 2001.

FLORES, Fulvio Torres. Da depressão às raízes do macartismo: representação de questões sócio-históricas em American blues, de Tennessee Williams. 2013. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

GASSNER, John. Mestres do teatro II. Tradução J. Guinsburg e Alberto Guzik. São Paulo: Perspectiva, 1980.

GOTTFRIED, Martin. Teatro dividido – A cena americana no pós-guerra. Tradução de Luzia Machado da Costa. Rio de Janeiro: Bloch, 1970.

HAUSER, Arnold. História social da literatura e da arte. São Paulo: Ed. Mestre Jou, 1982. (Tomo I).

ILARI, Mayumi Denise S. 27 wagons full of cotton, Baby Doll e Tiger Tail. A história social norte-americana recriada no teatro de Tennessee Williams. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

KAYSER, Wolfgang. O grotesco. Configuração na pintura e na literatura. São Paulo: Perspectiva, 1986.

MENEGUELLO, Cristina. Poeira de estrelas. O cinema hollywoodiano na mídia brasileira nas décadas de 40 e 50. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1996.

MORIN, Edgar. As estrelas. Mito e sedução no cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.

NEVES, David Medeiros. Apresentação e recepção crítica das peças de Tennessee Williams na renovação do teatro paulistano (1948 a 1964). 2021. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

RABKIN, Gerald. Drama and commitment: politics in the American Theatre of the Thirties. Indiana University Humanities Series, No. 54. Bloomington: Indiana University Press, 1964.

WATSON, Charles S. The history of southern drama. Lexington, KY: The University Press of Kentucky, 1997.

WILLIAMS, Tennessee. Baby Doll & Tiger Tail. New York: New Directions, 1991.

WILLIAMS, Tennessee. Twenty-seven wagons full of cotton. In: WILLIAMS, Tennessee. Tennessee Williams collected stories. New York: New Directions. 1994.

WILLIAMS, Tennessee. 27 wagons full of cotton. In: WILLIAMS, Tennessee. 27 full of cotton and other one-act plays. London: John Lehmann, 1949.

WILLIAMS, Tennessee. The unsatisfactory supper or The long stay cut short. In: WILLIAMS, Tennessee. The theater of Tennessee Williams: volume 6. New York: New Directions, 1990.

WILLIAMS, Tennessee. The theatre of Tennessee Williams: volumes 1-8. New York: New Directions, 1990-1992.

Publicado

2023-12-28

Edição

Secção

Ensaios