“Sobre a imensidão do meu penar”

a função épica da música popular em Rasga coração (Oduvaldo Vianna Filho, 1974)

Autores

  • Mariana Rodrigues Rosell USP - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14545480

Palavras-chave:

Teatro Engajado, Resistência Cultural, Formas Teatrais

Resumo

A peça Rasga coração é uma das obras mais importantes produzidas pela dramaturgia brasileira de resistência ao regime militar brasileiro. Seu autor, Oduvaldo Vianna Filho, também se destaca nos debates travados no campo político-cultural do país entre meados da década de 1950 e meados da década de 1970. O objetivo deste artigo é analisar essa significativa obra teatral enfocando a importância que o repertório de música popular tem na estruturação e na elaboração de sua narrativa, sobretudo a canção “Fascinação”. O uso específico das canções populares somado a outros fatores estéticos confere à peça traços épicos dentro do seu eixo dramático, o que configura uma peça que elabora uma pesquisa estética sofisticada em busca de refletir sobre aspectos importantes da vida política e cultural do país de maneira mais aprofundada e complexa.

Biografia do Autor

  • Mariana Rodrigues Rosell, USP - Universidade de São Paulo

    Doutoranda em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Mestra (2018) em História Social pela mesma instituição, com pesquisa financiada pela FAPESP. Bacharela (2013) e licenciada (2014) em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

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Publicado

2024-12-28