Tennessee Williams nos palcos de Buenos Aires

Autores

  • Catalina Julia Artesi UBA - Universidad de Buenos Aires
  • Elizabeth Cartaxo (tradução) UFAM - Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14031615

Palavras-chave:

Teatro estadunidense, Teatro de Buenos Aires, Encenações

Resumo

O impacto de Tennessee Williams, assim como de outros dramaturgos americanos, como Eugene O’Neill e Arthur Miller, é notável, especialmente nos teatros de Buenos Aires, Argentina. Na verdade, suas obras não apenas foram representadas com grande aceitação pelo público local, mas também influenciaram destacados autores argentinos. Neste tributo, pretendemos fazer uma revisão das principais produções de suas obras mais famosas realizadas na Capital Federal, desde meados do século XX até 2023, destacando alguns aspectos relacionados aos seus realizadores e outros elementos que permitam compreender o contexto de produção. Não temos a intenção de realizar um estudo abrangente, pois isso seria excessivamente extenso, já que teríamos que incluir todas as montagens realizadas em todas as províncias. Nossa intenção é examinar a extensão de sua influência na cena local e sua atual relevância.

Biografias do Autor

  • Catalina Julia Artesi, UBA - Universidad de Buenos Aires

    Professora e graduada em Artes pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires (UBA). Especialista em Educação e Comunicação pela Universidade Nacional de La Plata. Professora do Instituto de Artes Performativas da UBA. Leciona História do Teatro Universal na UBA e na Universidade Nacional de Artes.

  • Elizabeth Cartaxo (tradução), UFAM - Universidade Federal do Amazonas

    Atriz, performer, tradutora. Tem formação em engenharia elétrica, doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos e realizou estágio pós-doutoral em Sistemas Elétricos Inteligentes no INESC TEC da Universidade de Porto. Formação em cursos da dramaturgia estadunidense, britânica e alemã.

Referências

ARTESI, Catalina Julia. Innovación en el teatro de Tennessee Williams. Número Especial XLIX Jornadas de Estudios Americanos, v. 3, n. 5, 2018.

ARTESI, Catalina Julia. Tennessee Williams visitando a Antón Chejov. XLVII Jornadas de Estudios Americanos. Facultad de Humanidades, Artes y Ciencias Sociales. Universidad Autónoma de Entre Rios, 2015.

ARTESI, Catalina Julia. Un tranvía porteño. Jornadas de la AAEA, Homenaje a Tennesee Williams, presentado en las Jornadas de la AAEA. In: PICAZO, Rolando Costa; CAPALBO, Armando (Ed.). Oigo cantar a América. Estudios críticos sobre cultura estadounidense. Buenos Aires: BM Press, 2012. p. 71-78.

BARTHES, Roland. El susurro del lenguaje: más allá de la palabra y de la escritura. Buenos Aires: Paidós, 1987.

CEDOC-CTBA. Centro de Documentación del Complejo Teatral de Buenos Aires. Disponível em: https://cedoc.complejoteatral.gob.ar/. Acesso em: 03 out. 2023.

CYPESS, Sandra Messinger. Tennessee Williams en la Argentina. In: WOODYARD, George William; PELLETTIERI, Osvaldo (Ed.). De Eugene O´Neill al ´Happening´, teatro norteamericano y teatro argentino (1930-1990) - Cuadernos del GETEA n. 6. Buenos Aires: Editorial Galerna, 1996. p. 47-60.

DIARIO. Página 12. Buenos Aires, 10 enero 2018. Disponível em: www.pagina12.com.ar. Acesso em: 02 out. 2023.

DIARIO. Página 12. Buenos Aires, 29 enero 2018. Disponível em: www.pagina12.com.ar. Acesso em: 02 out. 2023.

DIÁRIO LA NACIÓN, Sección Espectáculos, 20 dic. 1947.

DIÁRIO LA NACIÓN, 23 sept. 1951.

DIÁRIO LA NACIÓN. Un Tennessee Williams carente de poesía. Edición impresa, Buenos Aires, 8 marzo 1977.

DIÁRIO LA NACIÓN, 7 agosto 2023.

FINN, Oscar Barney. Entrevista, mimeo inédito facilitado por Sandra Cafarelli y Mariano Oropeza, 2023.

MARIAL, José. El teatro independente. Buenos Aires: Alpe, 1955.

MÉNDEZ, Mercedes. La amabilidad de los extraños. Buenos Aires, 15 abr. 2011. Disponível em: http://tiempo.elargentino.com/notas/amabilidad-de-los-extranos. Acesso em: 06 out. 2023.

PICAZO, Rolando Costa. Tennessee Williams. In: PICAZO, Rolando Costa; CAPALBO, Armando (Ed.). Oigo cantar a América. Estudios críticos sobre cultura estadounidense. Buenos Aires: BM Press, 2012. p. 15-21

RIVAS, Érica. Entrevista. Diario Página 12. Suplemento Radar, Buenos Aires, 14 abr. 11, p. 8. Disponível em: www.pagina12.com.ar. Acesso em: 6 out. 2023.

SCHOO, Ernesto. Un deseo llamado Tennessee. Diario La Nación, Buenos Aires, 28 nov. 2004. Disponível em: https://www.lanacion.com.ar/cultura/un-deseo-llamado-tennessee-nid657930/. Acesso em: 06 out. 2023.

SCHOO, Ernesto. Un tranvía llamado deseo. Diario La Nación, Buenos Aires, 25 abr. 2011. Disponível em: https://www.lanacion.com.ar/espectaculos/teatro/un-tranvia-llamado-deseo-nid1368036/. Acesso em: 06 out. 2023.

SERRADOR, Pepita (s/f). Tennessee Williams por Pepita Serrador. En Mágicas ruinas. Crónicas del pasado. Disponível em: https://www.magicasruinas.com.ar. Acesso em: 06 out. 2023.

URQUIJO, Hugo. Alternativa Teatral. Comunidad en escena. Disponível em: http: www.alternativateatral.com. Acesso em: 2 out. 2023.

WILLIAMS, Tennessee. Escaleras al techo/El cuaderno de Trigorin. Buenos Aires: Losada, 2011.

WILLIAMS, Tennessee. Memorias. Barcelona: Bruguera, 1983.

WOLF, Sergio. Cine/Literatura. Ritos de pasaje. Buenos Aires: Paidós, 2016.

WOODYARD, George William. Prólogo norteamericano. In: WOODYARD, George William; PELLETTIERI, Osvaldo (Ed.). De Eugene O´Neill al ´Happening´, teatro norteamericano y teatro argentino (1930-1990) - Cuadernos del GETEA n. 6. Buenos Aires: Editorial Galerna, 1996. p. 17-20.

WULLICH, Martín. Un tranvía llamado deseo, emocionante adversidad. El clásico de Tennessee Williams en la visión de Mauricio Wainrot impacta emotiva y visualmente. 15 Ago. 2011. Disponível em: http://martinwullich.com/un-tranvia-llamado-deseo-emocionante-adversidad/. Acesso em: 3 out. 2023.

Publicado

2024-11-05