O uso de expedientes expressionistas nas peças Not about nightingales, de Tennessee Williams, e The hairy ape, de Eugene O'Neill

análise e perspectivas

Autores

  • Leticia Polizelli Nascimento Universidade de São Paulo
  • Maria Silvia Betti Universidade de São Paulo - Departamento de Línguas Moderna - FFLCH - USP - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-9874-618X

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Dramaturgia norte-americana, Tennessee Williams, Eugene O'Neill, Estudo comparativo, Experimentalismo

Resumo

Apoiando-se na literatura recente que teoriza o papel do teatro experimental e dos elementos expressionistas no drama norte-americano do início do século XX, este artigo examina a função desses recursos em Not about nightingales (1938), de Tennessee Williams, e The hairy ape (1922), de Eugene O’Neill. A pesquisa adota uma abordagem comparativa da dramaturgia, entendida como a análise de textos teatrais orientada para a identificação e interpretação dos procedimentos formais que estruturam a ação dramática e contribuem para a construção de sentidos cênicos. Tal abordagem fundamenta-se nos estudos de Julia Walker (2005), Peter Szondi (2001) e outros teóricos do teatro experimental e expressionista, que exploram as transformações formais do teatro moderno e o papel de dispositivos não realistas na configuração da cena teatral. A metodologia consiste na análise comparativa de textos dramáticos, centrada no uso não convencional de aspectos formais como estrutura, coro, sonoridade e ambientação e no impacto desses elementos na composição teatral e na construção de sentidos. A originalidade do estudo reside na proposição de uma leitura do expressionismo que transcende sua associação ao movimento europeu, explorando como ele foi ressignificado e adquiriu contornos próprios no teatro norte-americano. Além disso, o artigo busca preencher uma lacuna nos estudos comparados de dramaturgia ao aproximar duas peças que, embora pertençam a contextos distintos, compartilham preocupações estéticas e temáticas pouco analisadas em conjunto, contribuindo também para uma reavaliação crítica da obra de Tennessee Williams, frequentemente restringida à ótica do realismo dramático. Os resultados revelam que, embora ambas as peças empreguem expedientes expressionistas para representar o distanciamento do indivíduo em relação ao mundo moderno, suas abordagens estruturais divergem: em The hairy ape, O’Neill isola seu protagonista por meio do drama de estações, enfatizando sua alienação perante a sociedade; já Williams, em Not about nightingales, evidencia o confinamento do sujeito moderno ao apresentar episódios fragmentados ao longo dos três atos. Em ambas as obras, a atmosfera subjetiva, delineada por elementos não verbais, reforça a crítica à condição de não pertencimento do indivíduo. Assim, esta pesquisa contribui para o campo dos estudos teatrais ao demonstrar como o uso de expedientes expressionistas ampliou as possibilidades do experimentalismo teatral nos Estados Unidos ao longo do século XX e ao oferecer uma perspectiva metodológica comparativa capaz de aprofundar a compreensão das relações entre forma dramática e crítica social.

Biografia do Autor

  • Maria Silvia Betti, Universidade de São Paulo - Departamento de Línguas Moderna - FFLCH - USP - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

    Livre Docente em 2016, tendo apresentado o trabalho intitulado "Três Estudos de Dramaturgia e Teatro Norte-americanos", publicado em 2017 com o título "Dramaturgia Comparada Estados Unidos/Brasil. Três estudos", pela Editora Cia Fagulha. Realizou Pós Doutorado com bolsa FAPESP entre outubro de 2003 e março de 2004 na New York University. Fez Doutorado em Literatura Brasileira sob a orientação do Prof. Dr. Flávio Wolf de Aguiar pela Universidade de São Paulo (1994) e Mestrado também em Literatura Brasileira sob a orientação do Prof. Dr. Décio de Almeida Prado pela Universidade de São Paulo (1985). É professora Livre Docente ref. MS-5, e atua como Professor Livre Docente Sênior no Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Entre 2011 e 2022 atuou também no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da ECA-USP na Área de Concentração de Teoria e Prática do Teatro, Linha de Pesquisa em História do Teatro. Organizou o Grupo de Pesquisa Estudos Histórico-críticos e Dialéticos de Teatro Estadunidense e Brasileiro (CNPq), que atualmente se encontra em fase de reconfiguração. Tem experiência em Letras e em Artes Cênicas, com ênfase em Estudos de Teatro (foco em Dramaturgia). Temas: TEATRO ESTADUNIDENSE E TEATRO BRASILEIRO MODERNO E CONTEMPORÂNEO, DRAMATURGIA COMPARADA (ESTADOS UNIDOS-BRASIL). (Texto informado pelo autor)

     

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Publicado

2025-12-22

Edição

Secção

Artigos