DESENVOLVIMENTO DE JOGO EDUCATIVO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES ESTIMULANDO A COMPREENSÃO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS PARASITÁRIAS

Autores

  • Thaisa Santos Silva
  • Daniella Barreto-Santana

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Jogos Recreativos, Doenças Parasitárias

Resumo

INTRODUÇÃO: Sabe-se que adolescentes e crianças em idade escolar no Brasil são frequentemente acometidos por doenças parasitárias. A educação em saúde contribui para a prevenção dessas doenças e os jogos educativos são excelentes ferramentas lúdicas que podem contribuir de maneira satisfatória para assimilação e aprendizagem de conhecimentos por crianças e jovens. OBJETIVO: Estimular e verificar o aprendizado, a compreensão e a prevenção de doenças parasitárias através da aplicação de um jogo educativo. METODOLOGIA: Foi desenvolvido um jogo de tabuleiro, e aplicado a um total de 50 estudantes de um estabelecimento de ensino em Petrolina-PE. A coleta de dados foi realizada através de um pré-teste com perguntas para verificar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito das infecções parasitárias intestinais, logo após foi aplicado o jogo educativo e em seguida um pós-teste. RESULTADOS: Os resultados do pós-teste foram significativamente superiores aos do pré-teste. Na análise por gênero, os meninos apresentaram um discreto maior percentual de acertos, e por faixa etária, observou-se um aumento expressivo no percentual de acertos entre os jovens de 11 anos. CONCLUSÃO: O jogo como ferramenta didática foi bastante eficaz como proposta de ensino, e de maneira descontraída estimulou a aprendizagem significativa da profilaxia das doenças parasitárias.

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Publicado

2020-03-18

Edição

Seção

Artigos