ACESSO À JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS NA AGRICULTURA FAMILIAR

A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO INSTITUTO TRÊS RIOS/UFRRJ

Autores

  • Rulian Emmerick Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Lair Tavares Neto UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.12747246

Palavras-chave:

Direito fundamental, Segurança alimentar, Pequenos agricultores, Extensão universitária

Resumo

O artigo destaca a importância da segurança alimentar como um direito humano fundamental, reconhecido nacional e internacionalmente. Enfatiza o papel crucial da agricultura familiar na produção de alimentos de qualidade e no sustento de milhares de famílias brasileiras. Apresenta o Projeto de Extensão Fortalecendo a Cultura de Direitos Humanos e da Cidadania na Agricultura Familiar (DHAF), que busca promover direitos humanos e cidadania na região de Três Rios, proporcionando acesso à justiça e orientação sobre direitos relacionados à agricultura familiar. O objetivo é demonstrar o impacto positivo do projeto na região e sua relevância para a promoção dos direitos humanos na agricultura familiar. O artigo é dividido em duas seções: a primeira abordará a regulação jurídica do direito à alimentação, a relação com a agricultura familiar e sua contribuição para a segurança alimentar no Brasil; a segunda explora a experiência do Projeto DHAF, destacando sua importância para a região Centro-Sul Fluminense e para a promoção dos direitos humanos dos agricultores familiares.

Biografia do Autor

Rulian Emmerick, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Departamento de Direito, Humanidades e Letras na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Lair Tavares Neto, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduando do curso de Direito na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Bolsista do projeto de extensão Fortalecendo a Cultura de Direitos Humanos e da Cidadania na Agricultura Familiar.

Downloads

Publicado

2024-07-27

Edição

Seção

Artigos