ANÁLISE DA TAXA DE EVASÃO DE ESCOLARES PARTICIPANTES DO PROJETO DE BASQUETE

Autores

  • Almir Tavares Pires Filho Universidade do Estado do Amazonas
  • Gilson Batista Coutinho Universidade do Estado do Amazonas
  • Ronaldo Fonseca de Oliveira Universidade do Estado do Amazonas
  • Marcelo Marques Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13883061

Palavras-chave:

extensão, Escola, Basquetebol

Resumo

Projetos de extensão são importantes para aproximar a comunidade da universidade, bem como para gerar um ambiente de prática aos acadêmicos. Contudo, muitos desafios surgem no dia a dia de um projeto de extensão. O objetivo deste estudo foi analisar os fatores que influenciaram escolares participantes de um projeto de extensão a desistirem de frequentar o projeto. Foi aplicado um questionário com doze questões de múltipla escolha e quatro opções de resposta (não contribuiu em nada, contribuiu um pouco, contribuiu muito e foi fator decisivo). 20 alunos que frequentaram o projeto de basquete por pelo menos uma vez responderam às 12 perguntas do questionário impresso em folha A4 em uma sala de aula da escola. As coletas foram conduzidas durante três semanas. Os resultados sugerem que a falta de tênis, insucessos repetitivos (erro no arremesso), cansaço físico, horário da aula e dificuldades de melhorias em resultados foram os motivos que mais influenciaram na desistência de frequentar o projeto de extensão. Apesar de ser um esporte pouco difundido em nosso município, a pesquisa pode contribuir para que futuros projetos de extensão não cessem e busquem mitigar alguns dos desafios que desmotivam e contribuem com a desistência dos projetos de extensão propostos.

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Publicado

2024-10-03

Edição

Seção

Artigos