AUTOCUIDADO E O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES NO PROJETO CUIDANDO DO MESTRE DA PRIMEIRA INFÂNCIA
Palavras-chave:
Autocuidado, Cuidado, Educação, EstudantesResumo
Este relato de experiência visa apresentar e discutir o processo de formação envolvendo estudantes na dinâmica do autocuidado, com foco direcionado para o acompanhamento de professores da Educação Infantil, da rede municipal de Petrolina-PE, no âmbito do Projeto Cuidando do Mestre da Primeira Infância. Os estudantes fazem parte de cinco cursos de graduação da Universidade Federal Vale do São Francisco (Univasf) e atuaram enquanto estagiários no referido projeto. Como embasamento teórico, autores como Boff (2014), Heidegger (2005) e Gadamer (2002), pertencentes a perspectiva fenomenológica, foram articulados com a questão do cuidado e da formação. Antes de irem a campo, os estudantes participaram de dez encontros formativos e desenvolveram após, atividades relacionadas ao autocuidado com os professores da Primeira Infância. Os resultados apontam que espaços formativos como esse, inter-relacionando teoria e prática, experimentado ainda na formação inicial, levou aos estudantes a pensarem, criativamente, em como zelar, escutar e melhor intervir nos variados espaços da sociedade.