DESAFIOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM TEMPO DE PANDEMIA E O USO DE AUDIOVISUAIS COMO MEDIAÇÃO PARA O DIÁLOGO COM A SOCIEDADEDESAFIOS
Abstract
Este artigo discute a reinvenção da extensão universitária no contexto da pandemia do COVID-19, no âmbito da Universidade de Pernambuco. Com base na teoria de sistematização da experiência desenvolvidas por Holliday (2007), o texto focaliza a contribuição de estudantes e de docentes no Programa Conhecimento Solidário, na tentativa de criar canais de diálogo com a sociedade impactada pela crise sanitária, contribuindo ao mesmo tempo com a superação da crise pandêmica e ao mesmo tempo garantindo ao estudante, um espaço de formação inovador. Utilizando-se de equipamentos simples e da velocidade das redes sociais, foram produzidos e difundidos mais de cem audiovisuais com informações de natureza pública. Na perspectiva do princípio do diálogo entre universidade e sociedade, compreendeu-se que o conhecimento solidário contribuiu como laboratório para a produção de conhecimentos socialmente referenciados, e possibilitou o aprofundado compromisso ético de docentes e de estudante quanto a sua responsabilidade social.